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Atividade 1 – BEDU – Estágio Supervisionado II – 54/2025

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ATIVIDADE 1 – BEDU – ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – 54/2025

QUESTÃO 1
O conceito de esporte-paralímpico, foi se desenvolvendo de acordo com a evolução da prática esportiva adaptada, fato marcado após o grande impacto gerado pela Segunda Guerra mundial. Com o fim da Guerra, pessoas tiveram que se adaptar para as atividades básicas diárias até as barreiras físicas para a prática esportiva de rendimento. A evolução dos jogos paralímpicos passa da atribuição do sentido à vida e recuperação física, para incluir a percepção de competência e desta forma, ter o esporte como profissão.

Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2022.

No que diz respeito a evolução e história dos Jogos Paralímpicos, com base no Livro Educação Física Inclusiva, analise as afirmativas a seguir:

I – O médico neurologista Ludwig Guttmann, com intuito de recuperação de soldados feridos em combate, adaptou de início modalidades esportivas como o basquetebol, tênis de mesa, corrida e natação.

II – O atletismo Paralímpico, assim como o olímpico, apresenta provas de pista, rua e campo, com provas de corrida, saltos, lançamentos e arremessos.

III- A bocha paralímpica é a única modalidade em que a deficiência auditiva se encaixa para os Jogos Paralímpicos de Verão.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I apenas.
Alternativa 2 – II apenas.
Alternativa 3 – I e II apenas.
Alternativa 4 – I e III apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.

QUESTÃO 2
Um estudo realizado com atletas paralímpicos brasileiros das modalidades de atletismo e natação, investigou os motivos que levam esses atletas a continuarem praticando sua modalidade esportiva. Os resultados da pesquisa demonstraram que a influência dos professores de educação física e treinadores foi apontado como o principal motivo para a permanência dos atletas no esporte.
DENARDIN-CARDOSO, V. et al. Motivos para a continuidade de atletas no esporte paralímpico brasileiro. Revista iberoamericana de psicología del ejercicio y el deporte, v. 14, n. 1, p. 8-11, 2019.
Tendo como base o estudo apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I – A atuação de profissionais de educação física e treinadores capacitados e com conhecimento das particularidades do esporte para pessoas com deficiência contribui para a motivação, permanência e desenvolvimento na carreira esportiva dos atletas.
PORQUE

II – Podem ser capazes de proporcionar o desenvolvimento de habilidades e capacidades psicossociais importantes para o sucesso esportivo, assim como passar os conhecimentos técnicos necessários para o sucesso nos treinamentos e competições.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

QUESTÃO 3
O conceito de monstruosidade associado a pessoas com algum tipo de deficiência, principalmente deficiências físicas, persistiu até o século XX na literatura anatômica. Assim como, em leis e decretos, é possível identificar termos por vezes pejorativos ou inadequados ao se referir a pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Entretanto, essas nomenclaturas vêm sendo substituídas, com o objetivo de descrever as deficiências de maneira mais respeitosa em relação a essas pessoas.
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2022.
No que diz respeito aos termos e nomenclaturas, com base no Livro Educação Física Inclusiva, analise as afirmativas a seguir:

I – A utilização do termo “pessoa portadora de deficiência”, perdurou até os anos de 1993, contudo o significado de “portador” foi contestado, uma vez que se pode portar e deixar de portar, por exemplo, um objeto como uma bolsa. Quando pensamos em uma deficiência, a questão de poder portar e deixar de portá-la não é possível que ocorra.

II – Termos como “pessoas com necessidades especiais”, “crianças especiais”, “alunos especiais”, “pacientes especiais” começaram a ser utilizados a partir de 1990 e são utilizados até hoje. Contudo, a PEC 25/2017 aprovou, em primeiro turno, a padronização da nomenclatura correta adotando o termo “pessoa com deficiência”.

Estágio Supervisionado II

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