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QUESTÃO 1
Na fase adulta, a expectativa que se cria do relacionamento com alguém, seja pessoal ou profissional, o comportamento considerado ou esperado diante de uma pessoa, ou situação, é o que chamamos de papéis sociais. Essas expectativas podem ser pelos elementos fixos das tarefas, formalizados e determinados pela direção escolar e ainda elementos emergenciais das tarefas, que se constituem de traços informais e desenvolvem-se com o tempo, conforme o crescimento das relações sociais.
Esses elementos fixos das tarefas são criados pela direção e não dependem de quem assumiu o papel. Ainda, são traços objetivos, delimitados por documentos, por pessoas que entram em consenso. Outra característica dos elementos fixos é a sua constância e se apresentam de modo geral para o público interno ou externo da escola.
Por sua vez, os elementos emergenciais das tarefas são criados ou aprimorados com características subjetivas, ou próprias de cada pessoa que assume o determinado papel. Além disso, não são documentados e apresentam mais flexibilidade. Observamos esses elementos fixos quando um colaborador assume um determinado trabalho, com um determinado cargo que acompanha uma descrição de suas tarefas de sua responsabilidade – como as informações escritas chamadas de descrições de cargos -, ou seja, são os elementos estáveis das tarefas que a pessoa exercerá ao longo da jornada laboral. Como essas características gerais são frias ou distantes da realidade do trabalho, por assim dizer, funciona como se fosse um script ou roteiro que o ator social será cobrado para realizar. Tais elementos emergenciais são como cada trabalhador desempenhará o seu papel em ambientes dinâmicos.
WAGNER, J. A.; HOLLENBECK, J. R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006.
Com base nessas informações sobre os papéis sociais na escola, julgue as afirmativas a seguir:
I. Os papéis dos professores podem receber outras atribuições quando tomam para si certas responsabilidades além das convencionais.
II. O obscurantismo possibilita condutas almejadas entre os colaboradores e que grupos com valores diversos provavelmente terão trocas mais significativas e duradouras.
III. Por mais que a pessoa procure se distanciar da área de humanas ou do contato com as pessoas, esse isolamento social não é possível em sua completude nas organizações.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III, apenas.
QUESTÃO 2
Considere o caso hipotético a seguir:
João cursava o nono ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Maringá-PR. Assim, como outros adolescentes de sua idade, tinha o sonho de realizar um curso superior. João gostava de Matemática e das aulas de Música, mas não tinha simpatia pelas aulas de Educação Física. Era um menino de opinião forte e sempre teve o amparo necessário de sua família que o fazia confiar na importância de nunca desistir de seus sonhos.
João fazia uso de uma prótese ocular e tinha também deficiência intelectual. Essas diferenças eram superadas com o auxílio de seus colegas de sala durante as atividades. Devido à reduzida visão no olho esquerdo, necessitava que o conteúdo das disciplinas fosse reproduzido numa lousa adaptada, confeccionada pelo professor do AEE (Atendimento Educacional Especializado). Esse recurso possibilitava que João transferisse para seu caderno, também diferenciado, o conteúdo das disciplinas. Havia um revezamento entre os colegas de transferir para a lousa de João, as atividades e conteúdos trabalhados em sala de aula. As dificuldades e desafios de aprendizagem eram reduzidos através de atividades aplicadas durante o apoio pedagógico, que João frequentava às quintas-feiras, no contraturno escolar.
O professor autor.
Diante desse contexto, observa-se a importância que instituições de ensino inclusivas podem oferecer aos alunos com e sem deficiência, permitindo que eles trilhem sua trajetória escolar na mesma sala de aula. No que tange à inclusão educacional e escolar.
I- A inclusão educacional é permeada por ação política, pedagógica, cultural e social, objetivando o direito de todos os alunos de estarem lado a lado, compartilhando o mesmo processo de aprendizagem, sem nenhum tipo de discriminação.
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