📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 1 – Estudo Contemporâneo e Transversal Inovação e Pensamento Criativo – 53/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 44,90.O preço atual é: R$ 39,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 1 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO – 53/2025

QUESTÃO 1

O processo criativo é a estruturação de pensamentos e ideias cujo objetivo é solucionar um problema de forma criativa e eficiente. É o processo de transformação de uma ideia em uma ação ou produto novo. Sendo assim, recomenda-se aplicar esse processo em projetos das mais diversas áreas, desde artes e publicidade até a programação, a engenharia, dentre outras.

Fonte: SANTOS, C. L. Estudos contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Florianópolis: Arqué, 2024.

Considerando o exposto, analise as alternativas a seguir e assinale a que descreve corretamente uma etapa do processo criativo.

Alternativas
Alternativa 1 – A etapa de iluminação é quando a ideia surge, o criativo consegue ter ideias mais claras para solucionar o problema.
Alternativa 2 – A etapa de iluminação é o momento de colocar em prática o que foi proposto na fase da incubação, de mostrar a sua ideia, testá-la e validá-la.
Alternativa 3 – A etapa de implementação por vezes ignorada, é uma etapa muito importante, pois é um período de processamento inconsciente de tudo que assimilamos na fase de preparação.
Alternativa 4 – A etapa de preparação é um processamento inconsciente de tudo que assimilamos, deixando que nosso inconsciente comece a agir, favorecendo o surgimento de ideias.
Alternativa 5 – A etapa de incubação é quando se recebe o problema e, de maneira consciente e intencional, o criativo acessa seu repertório e faz pesquisas relacionadas ao problema em questão.

QUESTÃO 2

Crianças são instintivamente criativas. Imaginam, por exemplo, que fazem parte de uma banda (imaginação) e um balde transforma-se em tambor (ação). Não sabem nem técnicas, nem conceitos sobre processos criativos. São criativas porque nasceram assim.

Fonte: SANTOS, C. L. Estudos contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Florianópolis: Arqué, 2024.

Com base no texto do Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O texto afirma que as crianças demonstram criatividade através da imaginação e da ação, transformando objetos comuns em ferramentas para suas brincadeiras.

PORQUE

II. A criatividade infantil vai além da simples imaginação e improvisação, buscando entender como as coisas funcionam e como podem ser usadas de maneiras diferentes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.

QUESTÃO 3

Vale salientar que, até para a pessoa mais criativa, os bloqueios surgirão em algum momento. É uma espécie de aviso da mente para nos lembrar que talvez seja hora de parar um pouco, entretanto, entender que existem mitos e comportamentos que nos bloqueiam é essencial para evitar bloqueios crônicos.

Fonte: SANTOS, C. L. Estudos contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Florianópolis: Arqué, 2024.

Com base no texto do Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Com as ferramentas certas em mãos, os bloqueios se transformam em desafios insuperáveis, abrindo caminho para novas conquistas.

PORQUE

II. Em meio ao turbilhão de informações digitais, a mente se sobrecarrega, criando bloqueios, desconectar-se por alguns instantes de aparelhos celulares e reconectar-se com a natureza, é uma ótima opção para sair de um bloqueio momentâneo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.

QUESTÃO 4

Com o rápido avanço da tecnologia no século XXI, o mundo está em constante transformação, especialmente devido à automação de processos e à Inteligência Artificial. Como consequência, novos problemas surgiram, para os quais habilidades puramente técnicas já não são suficientes para solucionar.

Fonte: SANTOS, C. L. Estudos contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Florianópolis: Arqué, 2024.

 

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!