📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️
R$ 44,90 O preço original era: R$ 44,90.R$ 39,90O preço atual é: R$ 39,90.
Métodos de Pagamento:
1ª QUESTÃO
Considerando as diferenças entre pressupostos e subentendidos explícitas no texto 1, leia a piada do texto 2 e analise as afirmações que a seguem.
TEXTO 1: Pressupostos e subentendidos
Pressupostos “são aquelas ideias não expressas de maneira explícita, mas que o leitor pode perceber a partir de certas palavras ou expressões contidas na frase” (FIORIN; SAVIOLI, 2003, p. 241). Além disso, deve-se
considerar que os pressupostos têm que ser verdadeiros ou admitidos como tal, já que é a partir deles que se constroem as informações explícitas.
Subentendidos são “as insinuações escondidas por trás de uma afirmação” (FIORIN; SAVIOLI, p. 244).
Enquanto o pressuposto é um dado indiscutível para falante e ouvinte, o subentendido “é de responsabilidade do ouvinte, pois o falante, ao subentender, esconde-se por trás do sentido literal das palavras e pode dizer que não estava querendo dizer o que o ouvinte depreendeu” (FIORIN; SAVIOLI, 2003, p. 244).
TEXTO 2
Um homem é parado pela polícia depois de ser perseguido em alta velocidade:
– Sabe, foi a coisa mais divertida que me aconteceu hoje – diz o policial. Se me der uma boa desculpa, não registro a multa.
– Há três semanas, minha mulher me trocou por um policial – explica o homem. Quando vi o seu carro vindo, achei que o senhor queria devolvê-la!
Disponível em: https://www.piadascurtas.com.br/devolve/ Acesso em 26 jun.2016.6
I. Pressuposto: O policial estava em hora de trabalho. Subentendido: o policial percebeu que o perseguido não era um perigo à sociedade.
II. Pressuposto: O motorista não queria a sua esposa de volta. Subentendido: ele a amava.
III. Pressuposto: O policial gostou da perseguição. Subentendido: O policial estava entediado antes do ocorrido.
IV. Pressuposto: O policial estava à paisana. Subentendido: o policial percebeu que o perseguido não era um perigo à sociedade.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
2ª QUESTÃO
Em Ensinar a ler, ensinar a compreender (2002), Teresa Colomer e Anna Camps teorizam sobre o processo da leitura. As autoras explicam que, durante o ato de ler, o leitor tece hipóteses que vão se confirmando ou não, no decorrer do processo. O problema está quando o leitor não é capaz de detectar a existência de informações parciais que não combinam entre si, não conseguindo adotar alguma solução para a compreensão do escrito. Diante dessa situação, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. O leitor não deveria tecer hipóteses durante o processo leitor, mas, valendo-se da concepção interativa de leitura, deveria ater-se aos sinais gráficos trazidos pelo texto, com o intuito de decodificá-los apenas, para,
em seguida, oralizar o escrito com desenvoltura.
II. Se o leitor não constrói uma estrutura significativa geral suficientemente coerente, ele pode fazer inferências que não se ajustem ao contexto geral, não percebendo, com isso, sua inadequação e/ou contradição.
III. Se for um leitor mais experiente, o leitor valer-se-á de estratégias de leitura. Então, a estratégia de leitura chamada “verificação” apontará que a leitura ocorreu de forma deficiente e que o leitor precisa buscar novos
procedimentos para abordar o mesmo texto, de forma a conseguir sucesso na construção dos sentidos textuais.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
F, F, V.
V, V, F.
F, V, V.
V, F, V.
F, F, F.
3ª QUESTÃO
O humor presente na tira que segue pode ser explicado pelas inferências cabíveis ao leitor, as quais são teorizadas pelos conceitos de leitura interativa. A partir de uma perspectiva crítica de leitura, leia o texto a
seguir:
PATROCÍNIO, Mauro Ferreira do. Aprender e praticar gramática. São Paulo: FTD, 2011.
PARA FACILITAR SUA LEITURA:
QUADRO 1: A minha filha só tem 18 aninhos!
QUADRO 2: Você deve ser muito mais velho que a minha filha!
QUADRO 3: Vosmecê está emitindo uma parvoíce!
Agora, analise as assertivas que segue:
I. O substantivo “Parvoíce” tem conotação positiva e significa, nesse contexto, “grande verdade”.
II. O substantivo “Parvoíce” tem conotação negativa e significa, nesse contexto, “besteira”, “imbecilidade”.
III. O humor da tira centra-se na linguagem antiquada empregada pelo personagem jovem. Sendo assim, uma interpretação possível seria que a linguagem antiquada empregada pelo personagem que se diz jovem confirma a suspeita do pai.
IV. A tira traz humor na contradição entre “o quê” o namorado diz e “como” ele diz. Ele quis dizer não ser muito mais velho que a namorada. Porém, ao usar uma palavra antiquada, “Parvoíce”, não usada por jovens, ele se contradiz.
Nivelamento de Português
Ainda está com dúvidas?
Entre nos grupos de estudo!
Nos siga nas redes sociais!
Satisfação Garantida
Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.
Análise Anti-Plágio
Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.
Repeito aos Prazos
Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.
Suporte Contínuo
Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.
Equipe Qualificada
Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.
© 2024 | Nota 10 Acad | Todos os Direitos Reservados.