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Atividade 1 – O Ensino da Estatística em Sala de Aula – 52/2025

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PROJETO DE ENSINO – ATIVIDADE 1 – O ENSINO DA ESTATÍSTICA EM SALA DE AULA – 52/2025

QUESTÃO 1

Ao trabalhar com os gráficos, com tabelas ou mesmo com medidas representativas dentro da estatística, o educador deve ter em mente que o conteúdo por ele abordado deve ser também por ele conhecido. Com base no que foi descrito, analise as afirmativas que seguem:

I – Todas as atividades desenvolvidas dentro do conteúdo da estatística devem ser bem sucedidas, sendo o educador o elo entre os conhecimentos que o aluno traz consigo e o conhecimento científico por ele ensinado.
II – O professor deve dominar conhecimentos estatísticos, bem como a fase de desenvolvimento da criança, objetivando oferecer uma atividade condizente aos interesses da mesma.
III – Mesmo antes de serem alfabetizadas, as crianças devem ser estimuladas a coletar dados e transcrevê-los para que, assim, tornem-se leitoras tanto da escrita alfabética quanto numérica.
IV – As atividades gráficas podem ser aplicadas a todas as idades, não sendo preciso compreender a fase de desenvolvimento de cada série escolar e o aluno deve compreender a atividade e assim desenvolvê-la.

Leia as afirmações e assinale a alternativa correta.

Alternativas

Alternativa 1 – Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Alternativa 2 – Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
Alternativa 3 – Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Alternativa 4 – Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Alternativa 5 – Todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 2

A organização dos dados em tabelas proporciona um meio eficaz de estudo do comportamento das características de interesse. Algumas vezes, entretanto, as informações contidas nas tabelas podem ser melhores visualizadas por meio de gráficos. Quanto à afirmação discorrida, é correto afirmar:

I – Gráfico tem a função de apresentar, de forma objetiva, os resultados de uma pesquisa. Título, fonte e legenda são os elementos que compõem o gráfico.
II – Em relação às tabelas, os gráficos fornecem menos detalhes, no entanto, permitem uma compreensão geral dos dados, evidenciando aspectos importantes da pesquisa.
III – Existem diversos tipos de gráficos e sua utilização depende do perfil das informações e do gosto do pesquisador. A construção desses gráficos é simples em programas computacionais, existindo uma infinidade de tipos e formas.
IV – Meios de comunicação apresentam diariamente gráficos para auxiliar na apresentação das informações. Esses gráficos também podem contribuir na visualização das informações contidas em relatórios ou documentos importantes.

Alternativas

Alternativa 1 – Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Alternativa 2 – Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Alternativa 3 – Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Alternativa 4 – Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Alternativa 5 – Todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 3

As tabelas e os gráficos são dois modos diferentes de apresentar informações de forma clara e até atrativa. De acordo com tais considerações, analise as afirmativas a seguir:

I – Existem dois tipos distintos de tabela: simples e dupla entrada. Na tabela simples, podemos analisar uma variável, enquanto na tabela de dupla entrada, há necessidade de expor duas ou mais variáveis.
II – Os elementos que compõem uma tabela são: título, corpo, cabeçalho, coluna indicadora, coluna numérica, célula ou casa e a fonte.
III – Na construção de um gráfico, o fenômeno estudado, ou seja, o tipo de variável pode ser qualitativa ou quantitativa. Se for qualitativa, teremos categorias como altura, peso, etc. e a quantitativa teremos categoria como raça, sexo, etc.
IV – O gráfico de colunas é representado por retângulos dispostos verticalmente e o gráfico de barras é representado por retângulos dispostos horizontalmente.

Leia as afirmações e assinale a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1 – Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Alternativa 2 – Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
Alternativa 3 – Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Alternativa 4 – Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Alternativa 5 – Todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 4

O gráfico é uma forma de apresentação dos dados estatísticos, cujo objetivo é proporcionar uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo. Sobre os gráficos assinale a afirmativa verdadeira.

Alternativas

Alternativa 1 – Um gráfico de barras ou colunas é aquele em que os retângulos que o compõem estão dispostos horizontalmente.
Alternativa 2 – Um gráfico de barras ou colunas é aquele em que os retângulos que o compõem estão dispostos verticalmente.

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