📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️
R$ 44,90 O preço original era: R$ 44,90.R$ 39,90O preço atual é: R$ 39,90.
Métodos de Pagamento:
O ensino do sistema de numeração decimal na Educação Infantil exige uma abordagem que vá além da memorização de números ou da escrita correta de algarismos. De acordo com os pressupostos da psicogênese do número, baseados na teoria de Jean Piaget, a criança constrói o conceito de número gradualmente, por meio de experiências concretas e significativas. O número não é aprendido como um dado pronto, mas como uma construção mental que exige coordenação de diferentes aspectos: correspondência termo a termo, inclusão hierárquica, reversibilidade e conservação.
Nesse processo, o papel do professor é de mediador, proporcionando situações didáticas desafiadoras, nas quais a criança possa refletir sobre suas ações e reorganizar seus esquemas de pensamento. Por isso, a utilização de materiais concretos (como palitos, tampinhas ou brinquedos) e o desenvolvimento de jogos simbólicos e atividades lúdicas (como a simulação de um “bazar”) são fundamentais. Essas vivências favorecem a compreensão do valor posicional, da base dez e das trocas entre unidades, dezenas e centenas, respeitando o ritmo e o estágio de desenvolvimento de cada criança.
A prática docente, portanto, deve considerar a intencionalidade pedagógica, a ludicidade e a construção ativa do conhecimento. Não basta apresentar os números prontos: é necessário criar oportunidades para que a criança os descubra, os manipule e os compreenda em diferentes contextos. Além disso, a avaliação deve focar os processos de pensamento, e não apenas os resultados finais, valorizando os caminhos percorridos pela criança na construção do conhecimento matemático.
Fonte: elaborado pelo professor (2025).
Diante disso, e com base no texto estudado (unidade 3), que aborda aspectos teóricos e metodológicos do ensino do sistema de numeração decimal na Educação Infantil, redija um texto dissertativo que responda:
1- Qual a importância do uso de materiais concretos e vivências significativas na construção do conceito de número pela criança, conforme a teoria de Piaget?
2- Qual a relevância das atividades lúdicas, como o “bazar”, na compreensão do valor posicional e na internalização dos conceitos numéricos?
3- Quais os cuidados que o professor deve ter ao planejar atividades numéricas para crianças pequenas, respeitando seus estágios de desenvolvimento e garantindo a mediação significativa da aprendizagem?
Ainda está com dúvidas?
Entre nos grupos de estudo!
Nos siga nas redes sociais!
Satisfação Garantida
Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.
Análise Anti-Plágio
Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.
Repeito aos Prazos
Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.
Suporte Contínuo
Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.
Equipe Qualificada
Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.
© 2024 | Nota 10 Acad | Todos os Direitos Reservados.