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EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
“A tecnologia como artefato técnico dissocia a tecnologia do ser humano. Ela é instrumento de transformação social e cultural de forma autônoma, a partir de uma concepção determinista. Nesse sentido, seu uso se dá de forma acrítica. “Essa concepção acaba por relacionar a educação também à neutralidade e à objetividade, desprezando tanto seus aspectos ideológicos quanto metodológicos” (Heinsfeld; Pischetola, 2019, p. 5). Já a tecnologia como artefato sociocultural considera o uso da técnica em suas relações com as ações e intencionalidades humanas, compreendendo a interação entre ambas. Assim, as tecnologias influenciam as transformações sociais e vice-versa. Nesse sentido, elas devem ser vistas como “produtos das necessidades culturais”” (Bannell et. al, 2016, p. 67).
TAPOROSKY, Barbara Cristina Hanauer. Organização Legislativa do Ensino Contemporâneo. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.
Características da Atividade:
Estrutura:
Contexto teórico: Baseado nas citações de Heinsfeld; Pischetola (2019) e Bannell et al. (2016)
Questão discursiva: Análise das duas concepções de tecnologia
Orientações claras: Extensão de 20-25 linhas, citações obrigatórias
Objetivos de Aprendizagem:
Compreensão conceitual: Diferenciação entre artefatos técnicos e socioculturais
Análise crítica: Impactos de cada concepção, na prática educacional
Aplicação prática: Exemplificação com situações do cotidiano pedagógico
Reflexão profissional: Implicações para a formação do pedagogo
Questão Formulada:
“Com base nas citações apresentadas, analise criticamente as duas concepções de tecnologia na educação: tecnologia como artefato técnico e tecnologia como artefato sociocultural. Em sua resposta, explique como cada concepção influencia a prática pedagógica e mencione pelo menos três implicações de cada abordagem para o processo de ensino-aprendizagem.”
Critérios de Avaliação Incluídos:
Compreensão teórica das duas concepções
Análise crítica das implicações pedagógicas
Exemplificação prática com situações educacionais
Uso adequado de citações e referências.
Coerência textual e organização das ideias
Diferenciais Pedagógicos:
Contextualização atual: Tema relevante para a realidade digital dos alunos
Reflexão crítica: Evita abordagem superficial ou meramente técnica
Aplicabilidade: Conecta teoria com prática pedagógica cotidiana
Fundamentação teórica: Baseia-se em autores reconhecidos na área.
Unicesumar – Organização Legislativa do Ensino Contemporâneo
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