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Atividade 2 – AGRON – Química Agrícola e Analítica – 53/2025

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ATIVIDADE 2 – AGRON – QUÍMICA AGRÍCOLA E ANALÍTICA – 53/2025

QUESTÃO 1

Em regiões agrícolas próximas a áreas industriais, o solo pode ser contaminado por metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio. Entre as técnicas de remediação ambiental utilizadas para reduzir a toxicidade e mobilidade desses contaminantes estão a biorremediação, que utiliza microrganismos capazes de transformar ou imobilizar compostos tóxicos, e a fitorremediação, que emprega plantas com capacidade de absorver, acumular ou estabilizar contaminantes em seus tecidos ou na rizosfera. Essas técnicas são consideradas sustentáveis e de baixo custo, mas seu sucesso depende do tipo de contaminante, das condições do solo e da escolha correta dos organismos envolvidos

Com base no texto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – A fitorremediação envolve a degradação direta dos contaminantes pelas raízes das plantas.
Alternativa 2 – A fitorremediação é mais eficaz em solos áridos e secos, independentemente da planta utilizada.
Alternativa 3 – A biorremediação depende exclusivamente de plantas resistentes aos metais pesados para ser eficaz.
Alternativa 4 – Ambas as técnicas são caras e tecnicamente inviáveis em larga escala, sendo aplicadas apenas em laboratórios.
Alternativa 5 – A biorremediação utiliza microrganismos que podem transformar compostos tóxicos, contribuindo para a descontaminação

QUESTÃO 2

A análise de fósforo no solo é crucial para a agricultura, pois o fósforo (P) é um macronutriente essencial para o desenvolvimento das plantas. A falta ou o excesso de fósforo pode impactar negativamente a produtividade e a qualidade das culturas. Assim, imagine que um laboratório agrícola precisa analisar a concentração de fósforo em uma amostra de solo. Antes da obtenção do resultado, o analista segue várias etapas do processo analítico.

Analisando este cenário, assinale a alternativa que representa a ordem correta dessas etapas.

Alternativas
Alternativa 1 – Preparação da amostra, Interpretação dos dados, Coleta da amostra, Medida analítica.
Alternativa 2 – Coleta da amostra, Medida analítica, Tratamento dos dados, Interpretação dos resultados.
Alternativa 3 – Tratamento dos dados, Coleta da amostra, Medida analítica, Interpretação dos resultados.
Alternativa 4 – Coleta da amostra, Preparação da amostra, Medida analítica, Tratamento e interpretação dos dados.
Alternativa 5 – Preparação da amostra, Coleta da amostra, Medida analítica, Tratamento e interpretação dos dados.

QUESTÃO 3

Durante a identificação de íons metálicos em amostras de solo ou fertilizantes, é comum aplicar a técnica de precipitação seletiva, que separa cátions em grupos com base na solubilidade de seus sais em diferentes reagentes e condições de pH. Essa abordagem é fundamental na análise qualitativa, especialmente na química agrícola e ambiental, onde a detecção de metais pesados e nutrientes é essencial para decisões corretas de manejo.

Sobre este tema, analise as afirmações a seguir:

I. Cátions do grupo I precipitam como cloretos insolúveis.

II. A solubilidade é influenciada pelo pH do meio.

III. Todos os ânions reagem com nitrato de prata.

​Com base nos seus conhecimentos sobre separação de cátions, é correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.

QUESTÃO 4

Durante uma análise qualitativa em laboratório agrícola, uma amostra sólida desconhecida foi submetida a um processo de identificação de íons. A marcha analítica foi aplicada em etapas sucessivas, separando os cátions em grupos de acordo com sua solubilidade frente a reagentes específicos. Inicialmente, adicionou-se HCl diluído à amostra dissolvida, precipitando alguns cloretos insolúveis. Em seguida, hidróxido de amônio e sulfeto de hidrogênio foram usados em pH controlado para precipitar cátions de outros grupos. No final do processo, testes específicos com reagentes indicativos ajudaram a confirmar a presença de ânions como sulfato e carbonato.

Com base no texto, assinale a alternativa que melhor interpreta o processo descrito:

Alternativas
Alternativa 1 – A marcha analítica é usada apenas em amostras líquidas e não se aplica a sólidos.
Alternativa 2 – A precipitação de cloretos insolúveis com HCl indica a presença de cátions do grupo II.
Alternativa 3 – A ordem dos reagentes e o controle de pH são fundamentais para a correta separação dos íons.
Alternativa 4 – A marcha analítica permite a separação apenas de ânions por meio da formação de precipitados.
Alternativa 5 – Os testes com reagentes indicativos são aplicados antes da separação de cátions para acelerar o processo

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