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Atividade 2 – CQ – Controle da Qualidade e Metrologia – 52/2025

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ATIVIDADE 2 – GQ – CONTROLE DA QUALIDADE E METROLOGIA – 52/2025

QUESTÃO 1
Há cerca de 4.000 anos, os egípcios usavam como padrão de medida de comprimento o cúbito: que é a distância do cotovelo à ponta do dedo médio. Como as pessoas têm tamanhos diferentes, o cúbito variava de uma pessoa para outra, ocasionando as maiores confusões nos resultados das medidas. A necessidade de medidas-padrão invariáveis e aceitas por todos, induziu um processo natural de evolução das unidades de medidas e tomou força quando os homens iniciaram negócios em grande escala, na construção de casas, navios e utensílios em geral.

Disponível em: https://www.medeinstrumentos.com.br/a… . Acesso em: 6 mar. 2021.

Em 1973, por meio da Lei 5.966, foi instituído um sistema com a finalidade de formular e executar a Política Nacional de Metrologia, Normalização Industrial e Certificação de Qualidade de Produtos Industriais. Qual é o nome desse sistema?

Alternativas
Alternativa 1 – Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).
Alternativa 2 – Convenção do Metro.
Alternativa 3 – Sistema de Gestão da Qualidade.
Alternativa 4 – Sistema Métrico Decimal.
Alternativa 5 – Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (SINMETRO).

QUESTÃO 2
Para ser correta, a inspeção da qualidade, precisa ser sempre executada por meio de regras bem determinadas, evitando, assim, que ela seja feita conforme preferências, gostos ou outras características subjetivas. Para viabilizar a execução da inspeção, existem dois conjuntos básicos de ferramentas, os quais são modelos com forte suporte estatístico, empregados para determinar planos de amostragem.

GALAN, C. R. Controle de Qualidade e Metrologia. Maringá: UniCesumar, 2021. p. 39.

Qual é a norma mais utilizada e conhecida para obtenção de um plano de amostragem?

Alternativas
Alternativa 1 – NBR 5426 – Planos de Amostragem e Procedimentos na Avaliação por Atributos.
Alternativa 2 – NBR 5246 – Planos de Amostragem e Procedimentos na Inspeção por Atributos.
Alternativa 3 – NBR 5426 – Planos de Amostragem e Procedimentos na Inspeção por Atributos.
Alternativa 4 – NBR 5426 – Planos de Amostragem e Procedimentos na Execução por Atributos.
Alternativa 5 – NBR 5426 – Planos de Amostragem e Procedimentos na Qualidade por Atributos.

QUESTÃO 3
Uma empresa fabrica e entrega cosméticos para várias lojas de varejo. Durante uma das reuniões, foi discutido como pauta o aumento no número de devoluções dos produtos. Foi solicitado ao gestor da qualidade um levantamento desses números de devolução nos últimos meses e uma análise detalhada com o intuito de reduzir o número de devoluções. O gestor indicado levantou o número de ocorrências de devolução no último semestre, nomeando os motivos e os números das devoluções, graficamente, ficou nesse formato:

Fonte: o autor.

Analisando os dados anteriores, o gestor da qualidade chegou às seguintes conclusões:

I. Existem, pelo menos, sete causas identificadas como expressivas, que aparecem em maiores proporções no gráfico, e as menos expressivas foram reunidas em um item denominado “outros”, pois nada deve ser excluído da análise inicial.

II. Para ter um trabalho assertivo, o gestor da qualidade usou o princípio 80/20 e começou a desenhar o Plano de Ação para resolução dos motivos que apresentam 80% do problema, ou seja, atraso na entrega, extravio na transportadora e produto danificado.

III. Uma das conclusões é que, provavelmente, a grande parte dos seus problemas está na mão de terceiros, ou seja, dos transportadores das mercadorias.

IV. Depois de ter executado esse Plano de Ação com os três principais motivos, eu não preciso mais me incomodar com os outros motivos, pois o percentual deles é bem pequeno e não interferem na qualidade do meu produto.

O gestor da qualidade está correto quanto ao que afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III, apenas.
Alternativa 2 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – Todas estão corretas.
Alternativa 5 – Todas estão incorretas.

QUESTÃO 4
Todas as empresas trabalham em torno da qualidade. Seja para a venda de produtos ou serviços, a qualidade é onipresente. Nos negócios, a noção de qualidade vem do taylorismo, um movimento que defende a “melhor maneira de produzir”. As empresas querem produzir um produto ou serviço de qualidade que atende a demanda e necessidades dos consumidores. Nesse contexto as ferramentas da qualidade possuem um papel fundamental.

Fonte: Disponível em: GALAN, C. R. Controle de Qualidade e Metrologia. Centro Universitário de Maringá, Maringá, 2018
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