📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 2 – Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica Clínica – 52/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 2 – DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA – 52/2025

Questão 1
Entender o sujeito sistêmico é vislumbrar o seu individual pertencente a um contexto, que sofre influência ao mesmo tempo em que a exerce influência sobre o coletivo (FARREL, 2008). No processo corretor poderá ocorrer a necessidade de você realizar atividades coletivas, com a finalidade de compreender e intervir nas diferentes espécies de vínculos que o sujeito-aprendiz estabelece com o grupo.
​CEREZUELA, Cristina. Diagnóstico e intervenção psicopedagógica clínica. Maringá-PR: UniCesumar, 2021 [adaptado].

Sobre essa atuação psicopedagógica, análise as afirmativas abaixo, assinalando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e escolha a alternativa que apresente a sequência correta.

( ) As dinâmicas de grupo envolvendo o sujeito-aprendiz, a família e a escola podem contribuir para melhorar o diálogo entre os envolvidos.
( ) As dinâmicas podem trabalhar as diferentes perspectivas sobre um mesmo problema.
( ) As dinâmicas de grupo podem debater metas possíveis aceitas tanto pelo sujeito quanto pelo grupo.
( ) As dinâmicas de grupo trabalham as opções de mudança de condutas apenas individuais.

Alternativas
Alternativa 1: V, V, F, V
Alternativa 2: V, V, V, F
Alternativa 3: V, V, F, F
Alternativa 4: F, V, V, F
Alternativa 5: V, V, V, V

Questão 2
As funções executivas podem ser definidas como um conjunto de processos cognitivos que dão suporte à regulação dos pensamentos, emoções e comportamentos. Esse constructo se refere ao produto de uma operação construída por vários processos cognitivos com a intenção de realizar uma tarefa específica, por exemplo, uma pessoa ao estudar para um concurso público tem que realizar o planejamento de seus estudos, fazer a divisão de conteúdos e disciplinas a serem estudadas, organizar seus horários, definir prioridades, etc. Ou seja, para realizar uma atividade aparentemente simples, há várias funções executivas em ação.

MORTON, J. Bruce et al. Funções executivas. Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância. Ontário: CEECD, 2013 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e o seu conhecimento sobre as funções executivas, avalie as afirmativas.

I. A memória de trabalho é essencial para todos os estudantes.

II. As funções executivas estabelecem uma união com as funções cognitiva e conativas.

III. Ao buscar a solução de problemas, as funções executivas são menos requisitadas em detrimento das funções conativas.

IV. Ao estabelecer objetivos, uma pessoa precisa, gerenciá-los, priorizá-los e mantê-los organizados, em meio a isso as funções executivas estão sendo requisitadas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1: I e IV, apenas.
Alternativa 2: II e III, apenas.
Alternativa 3: III e IV, apenas.
Alternativa 4: I, II e IV, apenas.
Alternativa 5: II, III e IV, apenas.

Questão 3
Ao se trabalhar com crianças sobre emoções é essencial leva-las a identificar e compreender o que nos leva a senti-las, por exemplo, ficamos felizes ao ganhar um presente, mas ficamos tristes quando perdemos algo que gostamos. O trabalho sobre as emoções pode ser feito por meio de jogos, assim também há o auxílio da ludicidade. O jogo da memória, por exemplo, pode ser explorado não apenas ao achar a figura idêntica, mas também é possível solicitar a criança que a cada figura virada para cima, ela identifique a emoção, cite uma situação onde ela pode acontecer e também dizer qual emoção seria seu oposto. Ao desenvolver uma atividade assim, o psicopedagogo estará também desenvolvendo as funções conativas da criança.

Disponível em: freepik.com. Acesso em: 03, ago. 2021.

Considerando o texto apresentado e o seu conhecimento sobre o trabalho com emoções na psicopedagogia, avalie as afirmativas:

I. Ao se trabalhar com jogos e emoções as crianças podem aprender se divertindo.

II. O trabalho com as emoções faz com que a criança compreenda o que está sentindo.

III. O desenvolvimento das funções conativas é importante, pois elas estabelecem vínculos de afetividade.

IV. O trabalho com emoções é importante para compreender o que se sente, mas não consegue ensinar a como reagir.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1: I, apenas.
Alternativa 2: II e IV, apenas.
Alternativa 3: III e IV, apenas.
Alternativa 4: I, II e III, apenas.
Alternativa 5: I, II, III e IV.

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!