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Atividade 2 – EDU – Medidas e Avaliação em Educação Física Escolar – 53/2025

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ATIVIDADE 2 – EDU – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – 53/2025

QUESTÃO 1

Durante a aplicação de um teste de flexibilidade em uma turma de 25 alunos, o professor percebeu uma ampla variação entre os escores obtidos, indo desde resultados muito baixos até valores bastante elevados. Visando compreender o grau de heterogeneidade dos dados e ajustar suas intervenções pedagógicas com base nesse cenário, ele decide recorrer a uma medida estatística que expresse o grau de dispersão em torno da média dos escores.

​Fonte: MATSUO, Adriano Ruy; BRANCO, Braulio Henrique Magnani; FOLLMER, Bruno. Medidas e Avaliação em Educação Física Escolar. Maringá: UniCesumar, 2025.

​Com base na situação descrita, qual das medidas estatísticas a seguir é a mais adequada para quantificar a variabilidade dos dados obtidos?

Alternativas
Alternativa 1 – Validade.
Alternativa 2 – Viabilidade.
Alternativa 3 – Objetividade.
Alternativa 4 – Confiabilidade.
Alternativa 5 – Fidedignidade.

QUESTÃO 2

Durante a análise estatística dos tempos obtidos em um teste de velocidade aplicado a uma turma, os professores constataram que a média aritmética e a mediana estavam muito próximas entre si. Além disso, o desvio-padrão foi considerado baixo, indicando pouca dispersão em torno da média.

​Fonte: MATSUO, Adriano Ruy; BRANCO, Braulio Henrique Magnani; FOLLMER, Bruno. Medidas e Avaliação em Educação Física Escolar. Maringá: UniCesumar, 2025.

Com relação a esses resultados, analise as afirmativas a seguir:​

I. A distribuição dos tempos é simétrica, com baixa variação entre os indivíduos.

II. Os dados apresentam tendência à assimetria positiva, com concentração dos valores mais altos.

III. O baixo desvio-padrão sugere homogeneidade no desempenho dos avaliados.

IV. A proximidade entre média e mediana indica que há grande dispersão dos dados em torno da moda.

V. A média é inadequada como medida central em distribuições com baixo desvio-padrão.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV, apenas.

QUESTÃO 3

Durante a aplicação de um teste de flexibilidade em uma turma de 25 alunos, o professor percebeu uma ampla variação entre os escores obtidos, indo desde resultados muito baixos até valores bastante elevados. Visando compreender o grau de heterogeneidade dos dados e ajustar suas intervenções pedagógicas com base nesse cenário, ele decide recorrer a uma medida estatística que expresse o grau de dispersão em torno da média dos escores.

​Fonte: MATSUO, Adriano Ruy; BRANCO, Braulio Henrique Magnani; FOLLMER, Bruno. Medidas e Avaliação em Educação Física Escolar. Maringá: UniCesumar, 2025.

​Com base na situação descrita, qual das medidas estatísticas a seguir é a mais adequada para quantificar a variabilidade dos dados obtidos?

Alternativas
Alternativa 1 – Moda.
Alternativa 2 – Média.
Alternativa 3 – Mediana.
Alternativa 4 – Soma total.
Alternativa 5 – Desvio-padrão.

QUESTÃO 4

Os instrumentos utilizados para avaliação na Educação Física devem ser válidos, confiáveis e viáveis. A escolha equivocada de instrumentos pode gerar resultados incoerentes e dificultar a tomada de decisões pedagógicas.

Fonte: MATSUO, A. R.; BRANCO, B. H. M.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física Escolar. Maringá: UniCesumar, 2025.

Sobre a escolha dos instrumentos avaliativos, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – A validade refere-se à facilidade de aplicação do instrumento.
Alternativa 2 – A escolha de instrumentos deve priorizar a estética e a tradição.
Alternativa 3 – A validade diz respeito à capacidade de medir o que se propõe.
Alternativa 4 – A confiabilidade do instrumento não interfere na tomada de decisões.
Alternativa 5 – Um instrumento confiável é aquele que pode ser utilizado por qualquer pessoa, sem treinamento.

QUESTÃO 5

A Educação Física escolar tem como objetivo principal contribuir para a formação integral do aluno. Para isso, é necessário que a avaliação ultrapasse os critérios puramente técnicos ou de desempenho, incorporando dimensões como participação, esforço, cooperação e evolução pessoal.

​Fonte: MATSUO, A. R.; BRANCO, B. H. M.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física Escolar. Maringá: UniCesumar, 2025.

No que representa uma prática avaliativa alinhada ao objetivo da formação integral do aluno, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – Aplicar o mesmo teste em todas as turmas, sem adaptação.
Alternativa 2 – Utilizar apenas provas escritas para aferir conhecimento técnico.

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