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Atividade 2 – Elementos de Máquinas – 53/2025

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ATIVIDADE 2 – ELEMENTOS DE MÁQUINAS – 53/2025

QUESTÃO 1

O momento de inércia é uma importante propriedade quando falamos de resistência à flexão de uma viga. Qual é o momento de inércia de uma viga que possui base de 10cm e altura de 25cm?

Alternativas
Alternativa 1 – 1,3.10-4m4
Alternativa 2 – 2,08.10-5m4
Alternativa 3 – 2080m4
Alternativa 4 – 13030m4
Alternativa 5 – 1,3m2

QUESTÃO 2

Muitos aspectos da atividade e da vida de um engenheiro compreendem a formulação de problemas e a escolha de métodos adequados para resolvê-los (ALVES et al., 2016). Durante sua formação, os estudantes aprendem e consolidam os princípios básicos da matemática como conjuntos, operações e trigonometria, para resolver problemas práticos, reforçando o conhecimento de conceitos matemáticos, nomeadamente das áreas de estatística, métodos numéricos, otimização e simulação, entre muitos outros. Para a autora, a matemática tem uma multiplicidade de atributos que vai desde o desenvolvimento do raciocínio lógico, até à compreensão de estruturas abstratas, promovendo o pensamento lógico e racional e aumentando a capacidade de analisar e resolver problemas. Pelo anterior, é fundamental para o engenheiro ter uma base sólida de conceitos que o favoreçam, oportunamente, na compreensão e fixação de conhecimentos que serão essenciais no percorrer da vida profissional.

ALVES, Manuela et al. Fatores que influenciam a aprendizagem de conceitos matemáticos em cursos de engenharia: Um estudo exploratório com estudantes da Universidade do Minho. Revista Portuguesa de Educação, v. 29, n. 1, p. 259-293, 2016. (adaptado).

Sobre os princípios básicos da matemática para um engenheiro, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – Os números complexos contemplam elementos que não aparecem no universo dos reais, formando um conjunto que engloba os números irracionais.
Alternativa 2 – A notação científica é uma forma de escrever números usando logaritmo base 10. Sendo utilizada para reduzir a escrita de números que apresentam muitos algarismos.
Alternativa 3 – As progressões aritméticas são entendidas na prática como uma sequência de números reais cuja diferença entre um termo e seu antecedente, a partir do segundo, é variável.
Alternativa 4 – Os sistemas de equação do 2° grau devem, obrigatoriamente, conter equações de primeiro e segundo grau. Dessa forma, o sistema terá sempre duas incógnitas, sendo que uma é elevada ao quadrado.
Alternativa 5 – As operações matemáticas possuem uma ordem de prioridade, em que primeiramente é resolvido o que estiver entre colchetes [ ] e chaves { }, assim como as operações de potenciação e radiciação para, posteriormente, às operações de multiplicação e divisão.

QUESTÃO 3

Um parafuso que possui área de seção de 5mm² está submetido à uma carga de tração de 400N. Qual é a tensão neste parafuso?

Alternativas
Alternativa 1 – 20 MPa
Alternativa 2 – 200 N/mm²
Alternativa 3 – 200 MPa
Alternativa 4 – 80 MPa
Alternativa 5 – 80 GPa

QUESTÃO 4

Em um sistema de transmissão por correias, temos uma polia que possui 20cm de diâmetro e uma rotação de 650rpm. Qual é a velocidade tangencial desta polia?

Alternativas
Alternativa 1 – 1,3 m/s
Alternativa 2 – 6,8 m/s
Alternativa 3 – 13m/s
Alternativa 4 – 6,8cm/s
Alternativa 5 – 0,30m/s

QUESTÃO 5

Uma polia que possui diâmetro de 10cm transmite movimento para uma polia que possui 30cm de diâmetro. Sabendo que a rotação da polia de 10cm é de 1500rpm, qual é a rotação da polia que possui 30cm de diâmetro?

Alternativas
Alternativa 1 – 4500 rpm
Alternativa 2 – 500 rpm
Alternativa 3 – 4500 rad/s
Alternativa 4 – 1000 rpm
Alternativa 5 – 1000 rad/s

QUESTÃO 6

Em um sistema de transmissão por correias, uma polia motora possui 0,2m de diâmetro e rotação de 1600rpm transmite movimento a uma polia com 0,4m de diâmetro, qual a rotação da polia movida?

Alternativas
Alternativa 1 – 3600rpm.
Alternativa 2 – 800rpm.
Alternativa 3 – 1600rpm.
Alternativa 4 – 400rpm.
Alternativa 5 – 1200rpm.

QUESTÃO 7

Em um sistema de transmissão, uma potência de 20kW é aplicada em um eixo que rotaciona a 160rad/s. Qual é o torque neste eixo?

Alternativas
Alternativa 1 – 3200 N.m
Alternativa 2 – 3200 Pa
Alternativa 3 – 125 N.m
Alternativa 4 – 320 N.m
Alternativa 5 – 125 N/mm

QUESTÃO 8

Os parafusos são elementos de fixação amplamente utilizados nos conjuntos mecânicos.

Elaborado pelo professor, 2023.

Sabendo disso, determine o limite de resistência à tração e limite de escoamento, respectivamente, de um parafuso que em sua cabeça consta a numeração 8.9:

Alternativas
Alternativa 1 – 800N/mm² e 720N/mm²
Alternativa 2 – 800N/m² e 900N/mm²
Alternativa 3 – 880N/m² e 640N/m²
Alternativa 4 – 880N/mm² e 800N/mm²
Alternativa 5 – 880N/mm² e 900N/mm²

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