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Atividade 2 – Estudo Contemporâneo e Transversal: Leitura de Imagens, Gráficos e Mapas – 53/2025

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ATIVIDADE 2 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MAPAS – 53/2025

QUESTÃO 1

A palavra cartografia tem origem na língua portuguesa, tendo sido registrada pela primeira vez em 1839 numa correspondência, indicando a ideia de um traçado de mapas e cartas. Hoje entende­mos cartografia como a representação geométrica plana, simplifica­da e convencional de toda a superfície terrestre ou de parte desta, apresentada por meio de mapas, cartas ou plantas.

Fonte: adaptado de MARTINELLI, M. Mapas da geografia e cartografia temática. São Paulo: Contexto, 2009.

Sobre os diferentes tipos de mapas, analise as afirmativas a seguir:

I. O mapa físico representa a superfície física da terra.

II. O mapa é a representação de uma área geográfica ou parte da superfície da Terra.

III. O mapa demográfico tem a função de representar espacialmente a distribuição populacional.

IV. Os mapas econômicos têm a função de representar geograficamente a produção e/ou a riqueza de uma determinada região.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

QUESTÃO 2

O mapa “Razão de Sexo da População – Mesorregião Norte Fluminense (RJ) – 2000 e 2010” ilustra a razão de sexo nos municípios dessa região para os anos de 2000 e 2010, indicando o número de homens para cada 100 mulheres. Uma razão de sexo acima de 100 indica mais homens que mulheres, e uma razão abaixo de 100 indica mais mulheres que homens.

​Fonte: RIO DE JANEIRO. Atlas socioeconômico do Norte Fluminense. Razão de Sexo da População – Mesorregião Norte Fluminense (RJ) – 2000 e 2010.

​Com base na análise do mapa “Razão de Sexo da População – Mesorregião Norte Fluminense (RJ) – 2000 e 2010”, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – Campos dos Goytacazes mostrou uma razão de sexo crescente entre 2000 e 2010, sugerindo um aumento na proporção de homens em relação às mulheres.
Alternativa 2 – Em Quissamã, a razão de sexo foi inferior a 100 em 2000, mas ultrapassou 100 em 2010, indicando uma inversão de predominância feminina para masculina.
Alternativa 3 – São Francisco do Itabapoana apresentou uma razão de sexo superior a 100 tanto em 2000 quanto em 2010, indicando que havia mais homens do que mulheres em ambos os anos.
Alternativa 4 – Em 2010, todos os municípios da Mesorregião Norte Fluminense apresentaram uma razão de sexo inferior a 100, indicando que havia mais mulheres do que homens em todos eles.
Alternativa 5 – Em 2000, a maioria dos municípios da Mesorregião Norte Fluminense tinha mais homens do que mulheres, enquanto em 2010 todos os municípios passaram a ter mais mulheres do que homens.

QUESTÃO 3

O gráfico de linha é composto por dois eixos, um vertical e outro horizontal, e por uma linha que mostra a evolução de um fenômeno ou processo. É utilizado em casos em que existe a necessidade de analisar dados ao longo do tempo, é muito presente em análises financeiras. O eixo das abscissas (eixo x) representa o tempo, que pode ser dado em anos, meses, dias, horas etc., enquanto o eixo das ordenadas (eixo y) representa o outro dado em questão. O gráfico de linha é recomendado principalmente quando você quer representar dados referentes a séries temporais.

Fonte: adaptado de TUFTE, E. R. The Visual Display of Quantitative Information. Cheshire: Graphics Press, 2001.

No que se refere ao gráfico de linha, analise as afirmativas a seguir:

I. O gráfico de linha mostra a trajetória dos dados por meio do eixo horizontal do gráfico.

II. O gráfico de linhas é utilizado para demonstrar uma sequência numérica de um dado ou variável ao longo do tempo.

III. O gráfico de linhas é indicado para demonstrar tanto evoluções como regressões referentes ao comportamento de um determinado fenômeno.

IV. Um gráfico de linhas é essencialmente uma conexão entre vários pontos de dados “marcadores” por segmentos de linha. Um gráfico de linhas tem dois eixos:o eixo X normalmente representam períodos de tempo e o eixo Y tem um valor quantitativo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

QUESTÃO 4

Na análise semiótica, o signo é composto por três elementos: significante, significado e referente. O significante é a forma física do signo, o significado é a ideia ou conceito associado ao significante, e o referente é o objeto real ao qual o signo se refere.

​Fonte: PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo. Ed. Perspectiva, ed. 1. 2005.

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