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Atividade 2 – Fundamentos do Marketing – 53/2025

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ATIVIDADE 2 – FUNDAMENTOS DE MARKETING – 53/2025

QUESTÃO 1
João foi convidado para o aniversário de seu sobrinho, que acontecerá no próximo mês, e, como sempre realiza todas as vontades do pequeno, resolveu presenteá-lo com a bicicleta que ele tanto vem lhe pedindo. Para isso, dirigiu-se até uma loja que sempre realiza compras em sua cidade e confia na qualidade de seus produtos para efetuar a compra do presente de seu sobrinho. A situação aqui descrita, que envolve João, apresenta a essência do marketing, ou seja, a troca que ocorre entre a organização e seu cliente.

Elaborado pela professora.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Para que pudesse ocorrer a essência do marketing entre João e a empresa, e que ambos fossem beneficiados e ficassem satisfeitos, o cliente, no caso João, buscou obter um benefício maior do que o custo.

PORQUE

II. A empresa, que estava vendendo a bicicleta a João, busca o lucro, ou seja, o ganho na transação de venda que está ocorrendo com o consumidor.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 2
Conhecer e compreender o mercado é uma das principais funções dos profissionais de marketing e, dentro dessas funções, está a de analisar e compreender o perfil e o comportamento do consumidor de uma organização. Afinal, traçar e determinar o consumidor de um produto e/ou serviço não envolve apenas definir sua idade e renda, mas também é preciso compreender outros fatores que os levam a comprar e a realizar a escolha por algo no mercado. Com isso, agrupamentos de consumidores são realizados com base em características: (1) Geográficas, (2) Demográficas e/ou socioeconômicas, (3) Psicográficas e (4) Comportamentais.

Fonte: VIEIRA, M. C.; BLANCO, T. H. M. Fundamentos do marketing. Maringá: UniCesumar, 2022.

Com base nessas informações, analise as afirmativas a seguir:

I. Critérios de agrupamento relacionados à região, densidade populacional ou clima são analisados nos fatores Geográficos, que, além disso, envolvem a divisão do mercado com base em estados, regiões, cidades ou bairros.

II. Ao dividir o mercado com base em variáveis relacionadas ao nível de renda, estado civil, idade, ocupação, entre outros fatores, os agrupamentos e análises de mercado estão sendo realizados com base nos fatores relacionados às Demográficas e/ou socioeconômicas.

III. A Psicografia envolve a análise e o estudo dos consumidores com base em seu estilo de vida, interesses, atividades, opiniões ou valores pessoais, buscando entender o perfil do público de uma organização.

IV. Fatores relacionados à frequência e uso de compra, benefícios buscados pelos consumidores, lealdade e razão de compra, motivos de consumo, entre outros, são analisados no agrupamento denominado Comportamental.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

QUESTÃO 3
Para que uma organização possa traçar suas ações e estratégias de mercado referentes à venda de seus bens/produtos e/ou serviços, é preciso, antes de tudo, conhecer e compreender suas características, funções e os benefícios que esses oferecem a seus consumidores. Além disso, cada tipo de produto ou serviço necessita e exige uma ação e estratégia de marketing apropriada e direcionada ao mercado

Fonte: ​VIEIRA, M. C.; BLANCO, T. H. M. Fundamentos do marketing. Maringá: UniCesumar, 2022

Com base na classificação dos bens e serviços de acordo com suas características de durabilidade (duráveis ou não duráveis), tangibilidade (produtos ou serviços) e uso (de consumo ou industriais), analise as afirmativas a seguir:

I. Bens Duráveis são aqueles consumidos rapidamente e usados poucas vezes, tendo sua compra realizada com muita frequência pelos consumidores

II. Bens Não Duráveis são usados por longos períodos pelos consumidores, havendo uma necessidade de suporte técnico após sua compra

III. Os Serviços são: inseparáveis, intangíveis, variáveis e perecíveis, e necessitam de uma maior controle quanto a sua qualidade, credibilidade e adaptabilidade

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas

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