📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 2 – GEO – Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Geografia – 53/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 2 – GEO – TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA – 53/2025

QUESTÃO 1

A exclusão digital é um dos grandes desafios contemporâneos no contexto da cultura digital. No Brasil, esse problema afeta milhões de estudantes e compromete a democratização do ensino.

Considerando a situação apresentada, qual das seguintes afirmações expressa uma compreensão ampliada da exclusão digital?

Alternativas
Alternativa 1 – A exclusão digital está resolvida quando os estudantes têm acesso a um celular com internet, independentemente da qualidade do uso.
Alternativa 2 – A exclusão digital afeta apenas a população rural, sendo irrelevante para os grandes centros urbanos, em que se presume que todos os estudantes estão conectados com qualidade e autonomia.
Alternativa 3 – A exclusão digital é um problema técnico, cuja solução depende apenas da ampliação da infraestrutura de rede nas escolas, sem necessidade de formação docente ou mediação pedagógica.
Alternativa 4 – A exclusão digital é um fenômeno exclusivamente tecnológico e não tem relação com desigualdades sociais, econômicas ou educacionais, pois depende apenas da disponibilidade de equipamentos modernos.
Alternativa 5 – A exclusão digital trata-se de um fenômeno complexo, que vai além da ausência de acesso físico à internet ou a dispositivos, e envolve também questões de letramento, apropriação crítica e desigualdade social.

QUESTÃO 2

O papel do professor de Geografia, conforme as discussões contemporâneas e a demanda por uma educação geográfica significativa, transcende a mera transmissão de conteúdo. Ele é visto como um mediador do conhecimento, cuja tarefa primordial é conduzir os alunos a desenvolverem um olhar geográfico sobre a dimensão espacial da realidade vivida cotidianamente, instrumentalizando-os com os conceitos e princípios da ciência.

Considerando a articulação entre saberes profissionais, didático-pedagógicos e as tecnologias digitais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O docente deve focar na identificação e implementação de atividades que promovam o desenvolvimento das habilidades sociais, cognitivas e geográficas nos alunos, articulando o conhecimento da disciplina, os saberes didático-pedagógicos e as vivências dos estudantes, transformando conhecimentos científicos em ensináveis.

PORQUE

II. Isso se concretiza pela sua atuação estratégica na seleção de ferramentas digitais, que ampliem as possibilidades de interação, imersão e visualização dos conteúdos, guiando os estudantes na construção ativa do saber geográfico.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 3

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) não se limitam à presença de equipamentos em sala de aula. Segundo Kenski (2012), elas reconfiguram práticas de ensino e aprendizagem, promovendo novas formas de mediação, interação e produção de conhecimento.

Fonte: KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012.​

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. As TDIC devem ser compreendidas como linguagens e ambientes que, quando integrados de forma crítica e planejada, ampliam as possibilidades pedagógicas e de construção do conhecimento geográfico.

II. As TDIC são apenas recursos técnicos que auxiliam o professor, mas não influenciam diretamente na metodologia ou nos processos de ensino-aprendizagem.

III. O papel das TDIC restringe-se ao apoio de aulas de informática, sendo pouco relevantes para disciplinas de base conceitual, como a Geografia.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.

QUESTÃO 4

Segundo Florenzano (2011), o “sensoriamento remoto é a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos de dados, da superfície terrestre, através da captação e do registro da energia refletida ou emitida pela superfície”. Com base na afirmação e considerando que essa tecnologia pode ser utilizada para o ensino de Geografia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!