📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 2 – Gestão da Qualidade – TI – 54/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE – TI – 54/2025

QUESTÃO 1
O uso de normas para avaliar a qualidade de software já é algo reconhecido pelas organizações. Nesse sentido, a norma ISO/IEC 14598 pode ser destacada. Isso porque nesta norma existem modelos para relatórios de avaliação e técnicas nas quais auxiliam na mensuração da qualidade. No entanto, essa norma para ser mais efetiva é dividida em partes. Assinale a alternativa que corresponde ao número de partes que tal norma é dividida:

Alternativas
Alternativa 1 – Seis partes.
Alternativa 2 – Oito partes.
Alternativa 3 – Sete partes.
Alternativa 4 – Cinco partes.
Alternativa 5 – Quatro partes.

QUESTÃO 2
Uma equipe está desenvolvendo um novo sistema e, para garantir a qualidade do produto e do processo, decide empregar normas e modelos consagrados internacionalmente. O gerente busca padronizar atividades e controlar as etapas do projeto a fim de minimizar erros e retrabalho.

Com base nessa situação e a relação entre qualidade do processo e qualidade do produto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 – Modelos e normas de qualidade só impactam o produto, não o processo.
Alternativa 2 – Processos bem definidos garantem a total ausência de falhas no produto final.
Alternativa 3 – Somente a qualidade do produto é suficiente para o sucesso, independente do processo.
Alternativa 4 – A qualidade do produto é determinada exclusivamente pelo desempenho dos desenvolvedores.
Alternativa 5 – Um bom processo aumenta a probabilidade de um produto de qualidade, mas não garante por si só.

QUESTÃO 3
Desenvolvedores de software brasileiros enfrentam a necessidade de adotar modelos de qualidade que considerem o contexto nacional, especialmente em pequenas e médias empresas. O MPS.BR surge como uma resposta a essa demanda, integrando características de modelos internacionais e promovendo baixo custo de investimento. Neste cenário, é fundamental que as empresas avaliem cuidadosamente os processos, métodos e padrões de qualidade adotados. A competitividade no setor demanda gerenciamento eficaz e melhoria contínua, aspectos centrais para o sucesso corporativo no desenvolvimento de software.

O que representa corretamente uma vantagem do modelo MPS.BR em relação a outros modelos de qualidade?

Alternativas
Alternativa 1 – Incompatibilidade com práticas de melhoria contínua.
Alternativa 2 – Exclusividade para empresas multinacionais com grande capital.
Alternativa 3 – Exigência de ferramentas exclusivas e proprietárias internacionais.
Alternativa 4 – Foco na adaptação para pequenas e médias empresas brasileiras.
Alternativa 5 – Custos elevados de implementação voltados para grandes empresas.

QUESTÃO 4
No contexto da engenharia de software, a busca pela qualidade de software é inerente à entrega de produtos confiáveis e eficazes para serem duradouros e utilizáveis nas organizações da indústria de software. Isso porque um produto de software necessita ser analisado e verificado, a fim de que sempre consiga atender a todos os requisitos de software propostos inicialmente (Machado, 2018).

Fonte: ​MACHADO, F. N. R. Análise e gestão de requisitos de software: onde nascem os sistemas. São Paulo: Saraiva Educação SA, 2018.

Qual dos seguintes princípios é fundamental para garantir que um software atenda aos requisitos especificados e opere de maneira eficaz e confiável, destacando-se como uma prática essencial?

Alternativas
Alternativa 1 – Manutenção preditiva.
Alternativa 2 – Teste de regressão.
Alternativa 3 – Análise de sistemas.
Alternativa 4 – Modelagem de processos.
Alternativa 5 – Desenvolvimento orientado a objetos.

QUESTÃO 5
Dois amigos estão discutindo sobre a importância da qualidade no desenvolvimento de software. Um deles argumenta que a busca por excelência é apenas um diferencial de mercado, enquanto o outro defende que, atualmente, a qualidade é um pré-requisito básico para garantir a satisfação do cliente e a competitividade das empresas de TI.

Considerando o contexto do desenvolvimento de software e as exigências atuais do mercado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 – A qualidade de software refere-se somente ao design visual do sistema.
Alternativa 2 – O principal objetivo da qualidade de software é criar produtos complexos e difíceis de usar.
Alternativa 3 – A qualidade de software é apenas um diferencial de mercado, sendo opcional para as empresas.
Alternativa 4 – A busca pela qualidade implica apenas na redução de custos de produção, sem impactos para o cliente.
Alternativa 5 – A qualidade de software é essencial, pois evita falhas, facilita manutenção e garante satisfação do cliente.

Gestão da Qualidade

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!