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QUESTÃO 1
Acerca da religião no Império Otomano, leia o trecho a seguir:
“Quando o Sultão Mehmed II entrou em Constantinopla em seu tordilho naquela tarde de terça-feira, foi primeiro a Santa Sofia, a igreja da Santa Sabedoria, e pôs a basílica sob sua proteção antes de ordenar que fosse transformada em Mesquita. Cerca de sessenta e cinco horas mais tarde, retornou à basílica para as preces rituais do meio-dia da sexta. A transformação era simbólica para os planos do Conquistador. O mesmo aconteceu quando insistiu em investir com toda solenidade um erudito monge ortodoxo no trono patriarcal, então vago.”
PALMER, Alan. Declínio e Queda do Império Otomano. Trad. Cleuber Vieira. São Paulo: Globo, 2013. pp. 1-2.
Com base nos dados levantados no texto anterior, identifique a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O sultão otomano não interferiu em nada sobre a religião dos bizantinos que foram conquistados.
Alternativa 2 – Após entrar em Constantinopla, os líderes religiosos muçulmanos impuseram a conversão forçada sobre os súditos gregos.
Alternativa 3 – A religião cristã ortodoxa foi a iniciadora dos conflitos contra os turcos otomanos, motivo pelo qual Constantinopla foi conquistada.
Alternativa 4 – Apesar de ser chamado de ?conquista?, Constantinopla se rendeu pacificamente e foi integrada ao império otomano de maneira gradual.
Alternativa 5 – A religião islâmica foi um dos motivadores da conquista otomana, porém durante o Império Otomano também ocorreu relativa tolerância religiosa.
QUESTÃO 2
Em relação ao atual Oriente Médio, leia o texto a seguir:
As manifestações recentes do conflito entre árabes e israelenses, com consequentes sacrifícios humanos e materiais, nos impõem o dever de encontrar o caminho para negociações realistas e objetivas que levem a uma solução conciliatória entre os Estados em causa. Já tive a oportunidade, durante a Quinta Sessão Especial de Emergência, de definir a posição de meu país sobre a questão. De um lado, reconhecemos a existência do Estado de Israel, com todos os direitos e prerrogativas de uma nação soberana; por outro lado, reconhecemos a validez, conforme acentuei naquela ocasião, de muitas e importantes reivindicações dos países árabes. O que é de se evitar é a permanência de um estado de beligerância entre membros da Organização, com episódios militares e prejuízos substanciais para a economia, tanto de Israel quanto dos Estados árabes, e riscos constantes para a paz mundial.
MAGALHÃES PINTO, José. XXII Session of the United Nations General Assembly, 1967. In: The Voice of Brazil in the United Nations. Brasília: FUNAG, 1995, p. 231
O texto apresentado anteriormente se trata de uma manifestação diplomática brasileira acerca dos conflitos no Oriente Médio. Estabelecido no ano de 1948 em compensação pelos crimes nazistas contra o povo judeu, o Estado de Israel foi prontamente atacado nas décadas seguintes pelos países árabes circundantes, que questionavam o que, para eles, era visto como uma decisão arbitrária que feria o seu direito àquela terra e sua recém-adquirida independência das influências neocoloniais da época.
Tendo como referência o excerto anterior, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A diplomacia brasileira tradicionalmente considera que ambas as partes possuem direitos e deveres na questão.
PORQUE
II. Os argumentos utilizados por ambos são válidos e, portanto, deve-se buscar a coexistência ao invés do conflito.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Acerca do início do século XX na China, considere o trecho a seguir:
“Dificilmente se pode enxergar a dimensão das transformações ocorridas na China desde então. No curso das guerras revolucionárias que mobilizaram o campesinato e terminaram por expulsar exércitos invasores, uma nova força social alterou não só a estrutura agrária e o lugar da China no cenário mundial, como também o sistema de poder e os padrões culturais que condicionavam a vida social do país. Seja qual for o juízo que se faça sobre a Revolução Chinesa, é impossível ignorar sua grandeza.
História das Civilizações Orientais
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