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QUESTÃO 1
Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: formação pessoal e social. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 2.
Considerando o texto acima e seus estudos na disciplina sobre as classificações das brincadeiras analise as afirmativas abaixo:
I – Brincadeiras livres, partem da ideia de que as crianças não precisam da interferência de adultos para brincarem, em muitos casos, a autonomia a que este tipo de brincadeira está baseado não acompanha uma real compreensão desse sentido.
II – Brincadeira recreativa, são brincadeiras desenvolvidas com as crianças visando a ensinar algum conteúdo escolar. Está relacionada ao fato de que o conteúdo escolar que a criança tem que aprender não e interessante
III – Brincadeira pedagógica, pautada no desenvolvimento de brincadeiras livres e espontâneas para as crianças, normalmente, está relacionada a uma ideia funcional de ocupação do tempo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III.
QUESTÃO 2
Nem sempre o brincar e a infância estiveram em pauta no âmbito das leis, esse processo foi se construindo ao longo do tempo a nível internacional e nacional, e hoje temos leis que protegem a infância e contemplam o direito ao brincar.
NATALI, P. M. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando o aspecto histórico e o avanço das leis estudados no material didático e nas aulas da disciplina, associe as duas colunas, relacionando o ano com a aspecto da lei conquistada na área da infância, do brincar e do lazer.
(1) 1927
(2) 1959
(3) 1988
(4) 1989
(5) 1990
( ) É instituído o Estatuto da Criança e do Adolescente.
( ) A brincadeira tem o propósito de educar, para beneficiar a aprendizagem.
( ) A Constituição Federal coaduna com o movimento internacional a respeito dos direitos humanos e dos direitos das crianças.
( ) A Convenção Internacional dos Direitos da Criança estabelece para o mundo todo que criança é sujeito de direito e que devem ser disponibilizados mecanismos para essa garantia.
( ) As legislações tinham um viés punitivo e não tratavam do direito das crianças, e sim sobre encaminhamentos e procedimentos a respeito da criança pobre, órfã ou em conflito com a lei.
A sequência correta desta classificação é:
Alternativas
Alternativa 1 – 1, 3, 4, 2, 5.
Alternativa 2 – 5, 2, 3, 4, 1.
Alternativa 3 – 1, 3, 5, 2, 4.
Alternativa 4 – 4, 2, 3, 5, 1.
Alternativa 5 – 3, 1, 2, 5, 4.
QUESTÃO 3
Foram muitos os avanços e mudanças na forma como a lei tratou e hoje trata a infância, porem e ainda imprescindível que professores, pais, políticos, pesquisadores, a sociedade em geral, busquem cada vez mais elementos que levem concretamente a garantia de uma vida mais digna e com desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes.
NATALI, P. M.; COSTA, L. B. B. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Maringá – PR.:Unicesumar, 2022.
Considerando o texto acima analise as afirmativas abaixo:
I – Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, previa o direito ao repouso e ao lazer, mas não tratava especificamente da criança, mas sim de todas as pessoas, e nem da expressão do brincar, e sim do lazer.
II – A Convenção Internacional dos Direitos da Criança: estabeleceu para o mundo todo que criança é sujeito de direito e que devem ser disponibilizados mecanismos para essa garantia.
III – O Código de Menores tinha um viés punitivo e não tratava do direito das crianças, e sim sobre encaminhamentos e procedimentos a respeito da criança pobre, órfã ou em conflito com a lei.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III.
QUESTÃO 4
O jogo supõe, sem dúvida, a vontade de ganhar, pela utilização plena dos recursos e pela exclusão das jogadas proibidas. Mas exige mais: e preciso ser cortes para com o adversário, dar-lhe confiança, por princípio, e combate-lo sem animosidade. E preciso aceitar antecipadamente uma eventual derrota, o azar ou a fatalidade, admitir a derrota sem cólera nem desespero.
CAILLOIS, R. Os jogos e os homens. Lisboa: Cotovia, 1967.
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