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QUESTÃO 1
Não é o jornalista que cria a informação; ele coleta-a e transforma-a em reportagem por meio de recursos textuais, audiovisuais, infográficos ou outros. Logo, a matéria-prima do jornalista continua sendo a mesma desde os primórdios. O que está mudando é a forma como ela é disponibilizada e, no caso específico do jornalismo de dados, o leque de opções tecnológicas usadas para ter acesso a elas e à criação de novas narrativas, já que esta nova técnica requer um repertório específico de conhecimento de informática e técnicas corretas.
Fonte: adaptado de: ARAÚJO, L. V. A web e o jornalismo de dados: mapeamento de conceitos chave. Dispositiva, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 144-163, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispos…. Acesso em: 28 abr. 2025.
Os jornalistas, atualmente, têm acesso a uma infinidade de opções de fontes de dados para serem extraídas. Isso gera nos profissionais a maior necessidade de atenção para escolherem as bases corretas de trabalho. Uma opção segura são as bases de dados governamentais, munidas de informações do poder público nas esferas municipal, estadual e federal.
Elaborado pelo professor.
Assinale a alternativa correta que apresenta apenas plataformas de dados governamentais:
Alternativas
Alternativa 1 – Google Maps, Google Lens e Ministério Público.
Alternativa 2 – Instituto Fogo Cruzado, Intercept Brasil e Microsoft PowerBI.
Alternativa 3 – Tribunal de Contas, Câmara dos Deputados e Microsoft Bing.
Alternativa 4 – Ministério do Desenvolvimento Social, Diário Oficial da União e Nexo Jornal.
Alternativa 5 – Portal da Transparência, Portal de Dados Abertos, Gov.br e Portal de Estatísticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
QUESTÃO 2
As redes sociais mudaram a maneira das pessoas interagirem com o mundo. Autores clássicos, como Pierre Levy (1999) já apontavam, no século XX, para a criação de uma chamada “cibercultura”, uma cultura moldada a partir do uso da tecnologia, processo que foi acelerado com as novas tendências tecnológicas do século XXI. Notadamente quando falamos de Jornalismo, também podemos observar esses movimentos, destacando aqui o uso das redes sociais, que também migraram para dispositivos móveis, permitindo que as pessoas acessem e compartilhem informações em qualquer lugar e a qualquer momento.
Fonte: MEDINA, A; VIEIRA, J; ORLANDINI, M. Jornalismo de Dados. Arqué, 2024.
Com relação ao avanço do Jornalismo de Dados nas plataformas digitais, assinale a alternativa que representa, de acordo com o texto, uma maneira de disseminar a informação nesses espaços:
Alternativas
Alternativa 1 – Hipertexto
Alternativa 2 – Compartilhamento de links
Alternativa 3 – Criação de portais de notícias
Alternativa 4 – Uso de aparelhos tecnológicos
Alternativa 5 – Levantar dados em bases governamentais
QUESTÃO 3
Ao analisar a origem do que hoje conhecemos como jornalismo de dados, Silveira et al. (2021) apontam as contribuições do jornalista americano Philip Meyer, que nos anos 1970 cunhou o termo jornalismo de precisão para a aplicação de métodos científicos para a análise de dados no jornalismo. Mais tarde, na década de 1990, Meyer incentivou o surgimento do termo Reportagem com Auxílio de Computador (RAC). Forechi, Flores e Melo (2019), um tempo depois, trilharam o mesmo caminho ao definirem o Jornalismo Guiado por Dados (JGD) como um processo de se filtrar, analisar e obter informações com o intuito de produzir notícias. Os recursos digitais, portanto, permitem a coleta, o tratamento e a análise de dados de modos mais eficientes, além de ampliarem o próprio universo de dados disponíveis, partindo do pressuposto de que a busca por dados estatísticos é o primeiro passo para se conseguir inúmeras informações e produzir uma narrativa embasada a ser apresentada ao público.
Fonte: MEDINA, A; VIEIRA, J; ORLANDINI, M. Jornalismo de Dados. Arqué, 2024.
Analise as asserções a seguir, e a relação proposta entre elas.
I. É possível iniciar um processo de apuração Jornalística sem sair de uma redação, utilizando-se apenas dos recursos provenientes do Jornalismo de Dados, o que traz inúmeras vantagens para o Jornalismo.
PORQUE
II. Atualmente, todo o trabalho Jornalístico pode ser feito apenas de dentro das redações, sem a necessidade das equipes in loco nas ruas.
A respeito dessas informações, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
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