📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️
R$ 34,90 O preço original era: R$ 34,90.R$ 29,90O preço atual é: R$ 29,90.
Métodos de Pagamento:
QUESTÃO 1
De acordo com Callai (1998, p. 56 apud CAVALCANTI, 2002, p. 13):
“A Geografia é a ciência que estuda, analisa e tenta explicar (conhecer) o espaço produzido pelo homem e, enquanto matéria de ensino, ela permite que o aluno ‘se perceba como participante do espaço que estuda’, onde os fenômenos que ali ocorrem são resultados da vida e do trabalho dos homens e estão inseridos num processo de desenvolvimento”.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia e Práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
Sobre o ensino de Geografia na escola, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Não existem ligações entre a Geografia e o desenvolvimento motor do aluno.
Alternativa 2 – Para a aprendizagem de Geografia é necessário apenas memorizar conceitos.
Alternativa 3 – Na escola a Geografia contribui apenas para uma formação focada na formação individual.
Alternativa 4 – O desenvolvimento crítico está apenas ligado a componentes curriculares como História e Sociologia.
Alternativa 5 – A Geografia na escola assume um amplo papel, tornando o aluno um agente de transformação global.
QUESTÃO 2
Segundo Moraes (1981):
“Havia distinção substantiva entre os geógrafos alemães e franceses do século XIX, apesar de eles afirmarem distintas visões da Geografia. Os primeiros, em especial por meio das ideias de Friedrich Ratzel, difundiram o determinismo geográfico.”
Fonte: MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Annablume, 1981.
Sobre a contribuição de Ratzel para a Ciência Geográfica, avalie as afirmações a seguir:
I. O Geógrafo Ratzel foi fortemente influenciado pelas propostas Darwinistas.
II. O objeto de estudo sistematizado por Ratzel nas universidades alemãs abordava a relação que os povos têm com o espaço.
III. A concepção de leitura geográfica desenvolvida por Ratzel estudava as influencias que as condições naturais exerciam sobre a humanidade, dando surgimento ao possibilismo geográfico.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
Como afirma Callai (2005), o espaço não é neutro, e a noção espacial que a criança desenvolve não é um processo natural aleatório, mas uma construção social, na qual ela vai ampliando e tornando cada vez mais complexo seu espaço vivido.
CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Caderno Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.
Ainda, de acordo com Freire (1988), a leitura do mundo precede a leitura da palavra, a principal questão é exercitar a prática de fazer a leitura do mundo com a criança.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 22. ed. São Paulo: Cortez, 1988.
Sobre a educação geográfica, analise as afirmações a seguir:
I. Contribui exclusivamente para a formação de conceitos de geografia naturais/paisagem.
II. Pode ser expressa na consciência de que somos sujeitos da história.
III. Não possui relações com conceitos culturais, econômicos e sociais.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V.
Alternativa 2 – V, V, F.
Alternativa 3 – F, V, F.
Alternativa 4 – V, F, V.
Alternativa 5 – F, F, F.
QUESTÃO 4
Vygotsky (1987, p. 37) conceitua: “O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos”.
Fonte: VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Sobre as concepções de brincadeira e o ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1 – No ato do brincar, o sujeito incorpora eventos, objetos ou situações dentro de formas de pensamento, que constituem as estruturas mentais organizadas.
Alternativa 2 – A noção de espaço, importante para as brincadeiras, não está ligada ao desenvolvimento mental da criança, assim, não precisa de preparação para o seu desenvolvimento.
Alternativa 3 – A noção de espaço começa a ser desenvolvida pela criança a partir dos 6 anos, por isso não é necessário inserir brincadeiras que contribuam para isso antes dessa idade.
Alternativa 4 – No ato de brincar, as estruturas mentais existentes reorganizam-se para incorporar novos aspectos do ambiente externo, enquanto, ao mesmo tempo, mantém sua estrutura mental intacta.
Satisfação Garantida
Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.
Análise Anti-Plágio
Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.
Repeito aos Prazos
Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.
Suporte Contínuo
Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.
Equipe Qualificada
Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.
© 2024 | Nota 10 Acad | Todos os Direitos Reservados.