📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 2 – Mapeamento de Processos – 53/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 2 – MAPEAMENTO DE PROCESSOS – 53/2025

QUESTÃO 1
Os Mapas do Fluxo de Valor (MFV) têm por objetivo fazer a identificação dos fluxos de informação e material presentes nos processos, visando o aumento da produtividade, a redução de custos, a redução do tempo ociosos de recursos e o aumento da satisfação dos clientes. Para conseguir o anterior, o professional responsável pelo MFV tem que partir da noção de que a melhoria do processo buscada durante o mapeamento deve estar sempre alinhada com os objetivos estratégicos da empresa e estes objetivos relacionados a um problema que está sendo enfrentado. Para isso, o MFV é feito em quatro etapas: 1. Identificação do produto, 2. Desenho do Mapa do Estado Atual, 3. Desenho do Mapa do Estado Futuro e 4. Elaboração do plano de implementação para alcançar o estado futuro. Sendo etapas dinâmicas, baixo o conceito de melhoria contínua (kaizen), ou seja, o estado futuro do processo será o estado atual do processo melhorado que, por sua vez, terá um novo estado futuro.

ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a enxergar: mapeando o fluxo de valor para agregar valor e eliminar o desperdício. 1.3. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2003. Adaptado.

Sobre as etapas de elaboração de um MFV e sua relação com a melhoria de processos, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – Na primeira etapa, deve ser dada atenção para os itens críticos que possuem a menor margem de lucro.
Alternativa 2 – Na quarta etapa, é feita a elaboração e a implementação de um plano de ação para as melhorias propostas no Mapa do Estado Atual.
Alternativa 3 – Na terceira etapa, são colocadas as propostas de melhorias, como mudar o sistema de produção puxado para o sistema de produção empurrado.
Alternativa 4 – Na segunda etapa, devem ser coletados os tempos de ciclo em cada processo, obtidos de medições diretas de máquinas e até tempos de troca de ferramentas.
Alternativa 5 – Na elaboração dos mapas de estado os fluxos de materiais devem ser representados materiais secundários mas que compõem o produto final, usando uma simbologia específica.

QUESTÃO 2
Os desperdícios podem ser originados por situações variadas, como por exemplo, problemas de planejamento da produção com produção de unidades em excesso, ou problemas de organização do estoque no almoxarifado causando movimentações desnecessárias ou tempos perdidos na procura de itens no estoque.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A falta de organização das áreas organizacionais e também a falta de padronização das rotinas de trabalho são causas de desperdícios.

PORQUE

II. Esses desperdícios podem ser classificados em: espera, transporte, movimentação, excesso de estoque e produção, defeitos ou super processamento.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 3
A qualidade é um fator buscado tanto em serviços quanto em produto acabado, e analisar os pontos a serem melhorados contribui para melhoria da eficiência em qualquer tipo de processo.

Elaborado pela professora.

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A produção puxada tem como característica principal iniciar o processo produtivo para manter níveis de estoques na expedição. Já a produção empurrada tem como start a demanda dos clientes.

PORQUE

II. Trabalhar com as estratégias adequadas no setor produtivo frente aos clientes proporciona um fluxo de informações e materiais eficiente e melhorias no processo mapeado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!