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Atividade 2 – MAT – Estatística e Probabilidade – 52/2025

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ATIVIDADE 2 – MAT – ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE – 52/2025

QUESTÃO 1
A Estatística trabalha com diversas informações apresentadas por meio de gráficos, tabelas e com diversos números que representam e caracterizam um determinado conjunto de dados. Dentre todas as informações, podemos retirar valores que representem, de algum modo, todo o conjunto. Esses valores são denominados “Medidas de Tendência Central ou Medidas de Centralidade”. As medidas de centralidade são a Média Aritmética, a Moda e a Mediana.

Fonte: https://clubes.obmep.org.br/blog/trat…. Acesso em: 18 mar. 2025.

Sobre as medidas de centralidade, observe a seguinte situação:

Ao calcular a média das notas de quatro avaliações, João se confundiu e dividiu a soma das quatro notas por cinco. Com esse erro, a média das notas no cálculo que João fez ficou: duas unidades menores do que a verdadeira média.

Qual a verdadeira média das notas de João?

Alternativas
Alternativa 1 – A verdadeira média das notas de João é igual a 5.
Alternativa 2 – A verdadeira média das notas de João é igual a 7.
Alternativa 3 – A verdadeira média das notas de João é igual a 10.
Alternativa 4 – A verdadeira média das notas de João é igual a 12.
Alternativa 5 – A verdadeira média das notas de João é igual a 15.

QUESTÃO 2
Em uma situação em que a média dos dados de uma variável é igual a R$2069,56 e o desvio padrão, R$ 237,00, podemos afirmar que o coeficiente de variação é:

Alternativas
Alternativa 1 – Coeficiente de variação é de 11,45% e a média é uma boa medida de tendência central para representar os dados. (Gabarito Oficial)
Alternativa 2 – Coeficiente de variação é de 8,1% e a média não é uma boa medida de tendência central para representar os dados.
Alternativa 3 – Coeficiente de variação é de 81% e a média não é uma boa medida de tendência central para representar os dados.
Alternativa 4 – Coeficiente de variação é de 81% e a média é uma boa medida de tendência central para representar os dados.
Alternativa 5 – Coeficiente de variação é de 11,45% e a média não serve como medida de tendência central para representar os dados.

QUESTÃO 3
A regressão linear e a correlação linear são duas técnicas que envolvem a análise de dados amostrais para a verificação se existe, e de que forma, duas variáveis estão relacionadas em uma população. Esses dados têm origem em observações de variáveis emparelhadas, em pares, cada observação dá origem dois valores, um para cada variável observada. O coeficiente de Pearson, r, indica o grau de intensidade de correlação entre duas variáveis e, ainda, o sentido dessa correlação, positivo ou negativo.

Com base nessas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. Se r=0,4, existe uma correlação muito fraca entre as variáveis
II. Se r=0, dizemos que não existe correlação entre as variáveis ou que a correlação não é linear.
III. Para podermos tirar algumas conclusões significativas sobre o comportamento simultâneo das variáveis analisadas, é necessário que 0,6≤|r|≤1.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.

QUESTÃO 4
Uma variável, é o que está sendo analisado no interior de uma população e que possibilita a geração de dados distintos ao longo dessa mesma população. Podem ser: qualitativa (quando seus valores forem expressos por atributos) ou quantitativa (são, inerentemente, numéricas).

Com base nessas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. A opinião com relação a doação de sangue é uma variável qualitativa nominal.
II. O número de provas do primeiro trimestre do sétimo ano da professora Eduarda é uma variável quantitativa contínua.
III. O gasto com transporte é uma variável quantitativa discreta

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas
Alternativa 2 – II, apenas
Alternativa 3 – I e II, apenas
Alternativa 4 – II e III, apenas
Alternativa 5 – I, II e III.

QUESTÃO 5
Movimento uniformemente variado, também conhecido como movimento acelerado, consiste em um movimento em que há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa. Contudo, se essa variação de velocidade for sempre igual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que esse é um Movimento uniformemente variado (também chamado de movimento uniformemente acelerado), ou seja, que tem aceleração constante e diferente de zero. O conceito físico de aceleração difere um pouco do conceito que se tem no cotidiano.

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