📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️
R$ 34,90 O preço original era: R$ 34,90.R$ 29,90O preço atual é: R$ 29,90.
Métodos de Pagamento:
QUESTÃO 1
“Os termos “metodologias” e/ou “didáticas da alfabetização” se referem a um conjunto amplo de decisões relacionadas ao como fazer. Implicam decisões relativas a métodos, à organização da sala de aula e de um ambiente de alfabetização e letramento, à definição de capacidades a serem atingidas, à escolha de materiais, de procedimentos de ensino, às formas de avaliar, sempre num contexto da política mais ampla de organização do ensino. Decisões metodológicas sobre procedimentos de ensino são tomadas em função dos conteúdos de alfabetização que se quer ensinar e do conhecimento que o professor possui sobre os processos de aprendizagem dos alunos, quando estes tentam compreender o sistema alfabético e ortográfico da língua e seu funcionamento social.”
Fonte: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/metodos-e-metodologias-de-alfabetizacao. Acesso em: 29 abr. 2024.
Há dois métodos de alfabetização que são mais difundidos: o sintético e o analítico. Com base nessa informação e no excerto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O método sintético é aquele que estabelece relação entre o conhecimento das estruturas mínimas da língua (letra, fonemas e sílabas) com a aquisição da leitura.
PORQUE
II. Entende que não há relação de leitura global se não houver um conhecimento prévio das estruturas básicas do texto e sua função comunicacional.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Durante uma atividade livre de desenho, a professora Vanessa observou as produções de três crianças de idades diferentes:
-Lucas (3 anos) fez riscos circulares e linhas desordenadas. Ele segurava o lápis com toda a mão e parecia mais interessado no movimento do que na forma desenhada.
-Marina (5 anos) desenhou uma figura humana com cabeça, olhos e pernas saindo diretamente da cabeça. Não havia tronco nem proporção, mas ela identificava cada parte com entusiasmo.
-Carlos (7 anos) desenhou uma figura humana com cabeça, tronco, membros proporcionais, roupa e objetos ao redor, como uma casa e o sol no canto do papel.
Com base nas observações e nos estudos sobre o processo evolutivo do desenho infantil, a professora associou cada criança à etapa correspondente do desenvolvimento do desenho infantil. Diante disso, analise as afirmações e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Lucas está na fase pré-esquemática; Marina na esquemática; Carlos na garatuja.
Alternativa 2 – Lucas está na fase esquemática; Marina na garatuja; Carlos na pré-esquemática.
Alternativa 3 – Lucas está na fase pré-esquemática; Marina na fase esquemática; Carlos na fase esquemática
Alternativa 4 – Lucas está na fase da garatuja; Marina na fase pré-esquemática; Carlos na fase esquemática.
Alternativa 5 – Lucas está na fase esquemática; Marina na fase esquemática; Carlos na fase pré-esquemática.
QUESTÃO 3
O desenho pode ser utilizado pelo professor para compreender melhor o desenvolvimento da criança. Muitas vezes há mudanças no desenho do aluno que pode revelar situações, angústias, inseguranças ou problemas que o mesmo vem enfrentando. Por vezes, tais mudanças em seus registros, podem ou não vir acompanhado das mudanças de comportamento. Portanto enquanto professores e pedagogos precisamos entender um pouco mais sobre como perceber o desenvolvimento de nossos alunos através de seus desenhos e registros.
SOUZA, Marcia Maria Previato de. Metodologia da Alfabetização. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016.
Com base na leitura do texto, considere as assertivas a seguir:
I. O desenvolvimento físico é representado no desenho dos alunos.
II. O desenho é o momento oportuno para que o aluno descarregue suas emoções.
III. O desenvolvimento criador tem início ao fim da primeira infância, visto que este desenvolvimento necessita da maior autonomia da criança.
IV. Se não houver o equilíbrio entre o desenvolvimento emocional e o desenvolvimento intelectual da criança, sua capacidade criadora não sofre alterações e os padrões de seus desenhos não se modificam.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Ainda está com dúvidas?
Entre nos grupos de estudo!
Nos siga nas redes sociais!
Satisfação Garantida
Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.
Análise Anti-Plágio
Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.
Repeito aos Prazos
Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.
Suporte Contínuo
Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.
Equipe Qualificada
Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.
© 2024 | Nota 10 Acad | Todos os Direitos Reservados.