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QUESTÃO 1
De acordo com Goulart (2006), o ato de ensinar permite que as contradições e as semelhanças, bem como as diferenças, se tornem latentes. Nesse sentido, o trabalho com ações pedagógicas devem apresentar condições para que isso aconteça, como o debate e trabalhos que gerem descobertas e a curiosidade nos alunos, vão favorecer e possibilitar a problematização, a aprendizagem crítica e reflexiva.
GOULART, A. M. Oralidade, escrita e letramento. In: CARVALHO, H. R. Práticas de leitura e escrita. Ministério da Educação. Brasília, 2006.
Com base no exposto e em seus estudos, analise as afirmativas abaixo, sobre a atuação de profissionais da educação e suas ações no processo educativo:
I. Pedro atua como diretor escolar e busca dinamizar as trocas de professores em seu quadro de colaboradores ao longo do ano letivo, pois acredita que com isso as crianças em fase de alfabetização vivenciam diferentes experiências de aprendizagem.
II. Fernanda atua como professora pedagoga nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando mediar o conhecimento, atuando como elo entre a criança e o objeto. Cria em sua sala um ambiente alfabetizador, pois acredita que a criança precisa estar imersa em um ambiente letrado.
III. Gisele atua como professora pedagoga na educação infantil e favorece o desenvolvimento das crianças, estimulando a comunicação por meio do desenho. Traz para sala de aula atividades lúdicas de alfabetização, pois acredita que assim seus alunos aprenderão de forma significativa.
IV. Suzi atua como psicopedagoga escolar e ao receber crianças com dificuldade de aprendizagem na leitura e escrita faz uma avaliação diagnóstica para verificar em qual nível conceitual linguístico a criança está. Seus trabalhos são, na maioria das vezes, utilizando jogos e brincadeiras com a finalidade de levar a criança a aprender de maneira lúdica.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e ll, apenas.
Alternativa 2 – II e lll, apenas.
Alternativa 3 – III e lV, apenas.
Alternativa 4 – I, ll e lll, apenas.
Alternativa 5 – II, lll e lV, apenas.
QUESTÃO 2
A partir do momento que a criança percebe que com um lápis consegue deixar marcas registradas dá-se o início do processo evolutivo do desenho, o desenvolvimento da linguagem começa muito cedo, mas o registro de suas ações começa a partir das garatujas. Mesmo que ainda não se encontre instrumentalizada adequadamente para tal, a criança pequena quase sempre encontra variadas maneiras de deixar suas marcas em superfícies.
SOUZA, Marcia Maria Previato de. Metodologia da Alfabetização. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016. Reimpresso em 2020. 218p. (Adaptado)
De acordo com o conteúdo estudado sobre as fases das garatujas, em especial as garatujas desordenadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Neste estágio, a criança descobre que pode variar as cores do seu desenho e adquire maior controle de tamanho, forma e localização no papel, mas ainda muito abstrato.
II. Neste estágio, o controle que a criança tem sobre a garatuja é análogo ao que tem quando descobre que pode abotoar o botão da camisa sozinho ou dominar outras partes do seu ambiente.
III. Nesse estágio, a criança não estabelece relação nenhuma entre traço e gesto, o prazer dela é riscar tudo o que vê pela frente, os movimentos realizados são, na maioria das vezes, para cima e para baixo, para frente ou para trás, sem destino certo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
Práticas pedagógicas baseadas na cópia e na imposição de modelos prontos pode inibir desenvolvimento cognitivo, criativo e gráfico das crianças. Destaca-se que, enquanto a cópia reprime a criatividade e a expressão individual, a imitação pode representar uma forma de apropriação ativa e significativa do conhecimento, quando ocorre de maneira espontânea e intencional.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. São Paulo: Scipione, 2004.
Com base no texto apresentado, assinale a alternativa que melhor representa a distinção entre os conceitos de cópia e imitação no processo de aprendizagem infantil.
Alternativas
Alternativa 1 – A cópia e a imitação são práticas igualmente recomendadas, pois ambas possibilitam à criança uma reflexão crítica sobre suas produções.
Alternativa 2 – A imitação é considerada prejudicial ao desenvolvimento infantil porque limita a liberdade de expressão da criança ao exigir a reprodução exata de modelos.
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