📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 2 – MUSIC – Tendências Educacionais Contemporâneas – 53/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 2 – MUSIC – TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS – 53/2025

QUESTÃO 1
A Primeira Revolução Industrial iniciou a operação por meio do uso de energia a vapor e da mecanização da produção, desenvolvendo a produção manufatureira que substituiu, gradativamente, o sistema artesanal. Nesse contexto, o uso das ferramentas artesanais foi substituído pelas máquinas, a força humana foi trocada pela energia motriz, e o modo de produção artesanal (ou doméstico) deu lugar ao sistema fabril.

​Fonte: CORDOVA, T. Tendências educacionais contemporâneas. Maringá: UniCesumar, 2021.

À medida que as fábricas se multiplicavam, aumentava, também, a população em seu entorno. Com base nisso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A escola foi um dos setores que precisou se adequar às transformações promovidas pelo surgimento da fábrica.

PORQUE

II. O setor têxtil cresceu e se desenvolveu mais do que qualquer outro setor, o que aumentou o êxodo rural e o crescimento urbano.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 2
Durante décadas, o fluxo contínuo do avanço tecnológico, localizado cronologicamente em cada uma das Revoluções Industriais, impactou significativamente as formas de aprender, de se comunicar, de trabalhar e de se relacionar com os demais e com a sociedade. As mudanças ocorridas no mundo do trabalho ao longo das Revoluções Industriais, acontecidas desde o final do século XVIII, provocaram mudanças significativas na vida econômica, social, cultural e na educação.

​Fonte: CORDOVA, T. Tendências educacionais contemporâneas. Maringá: UniCesumar, 2021.

Considerando as revoluções industriais, analise as afirmativas a seguir:

I. A Indústria 2.0 possui linhas de montagem para produção em massa. Aqui, já se usa a energia elétrica.

II. A produção automatizada por meio da eletrônica, controladores lógicos programáveis (PLC), TI, sistemas e robótica tem seu início na Indústria 3.0.

III. A Indústria 1.0 é onde começa a Revolução Industrial. Aqui, acontece o processo de mecanização da manufatura, onde é introduzida a força do vapor e da água.

IV. Tomada de decisão autônoma de sistemas físicos cibernéticos, usando leitura de máquina e análise de Big Data. Esses processos são conhecidos como Indústria 4.0, a “Fábrica Inteligente”.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

QUESTÃO 3
A utilização da robótica como recurso pedagógico tem sido objeto de estudos e discussões no campo da educação. Diversas pesquisas têm explorado as vantagens da integração da robótica nas práticas educativas, especialmente na educação básica.

Autores como Resnick (1998) enfatizam a importância da robótica como uma ferramenta que possibilita aos alunos aprenderem de forma lúdica, exploratória e autônoma. A construção de protótipos robóticos reais, como mencionado na questão, permite que os alunos experimentem, cometam erros e busquem soluções, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas.

RESNICK, Mitchel. Technologies for lifelong kindergarten. Educational technology research and development, v. 46, n. 4, p. 43-55, 1998.

Neste contexto, analise as afirmativas, a seguir, como (V ) para verdadeiro ou (F) para falso:

I. Com a Robótica Pedagógica Digital é possível idealizar protótipos robóticos virtuais semelhantemente aos existentes no mundo real.

II. A Robótica Pedagógica Digital permite desenvolver habilidades de raciocínio lógico comuns em diversas linguagens de programação.

III. Basta simplesmente empregar-se de um dispositivo robótico para idealizar uma prática de Robótica Pedagógica.

IV. A Aprendizagem Baseada em Transmissão é uma das metodologias mais indicadas para a Robótica Pedagógica.

V. Na etapa de planejamento, ocorre a estruturação do processo pelo qual a robótica permitirá a aprendizagem por parte do estudante.

As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F, F, V.
Alternativa 2 – F, V, F, V, F.
Alternativa 3 – V, V, F, V, F.
Alternativa 4 – F, F, V, F, V.
Alternativa 5 – V, V, V, F, V.

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!