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Questão 1
Enquanto falantes nativos de português, não devemos pensar as manifestações reais de nossa língua materna pelas noções de certo e errado tradicionais, mas pelos conceitos de adequado e inadequado ao contexto, porque tais manifestações refletem o uso da língua nos mais diferentes contextos, sob as mais diversas intenções. Por exemplo, não se espera que um jovem junto a seus colegas, em uma lanchonete, diga: “Vamos ao shopping assistir a um filme”, mas se espera: “Vamos no shopping assistir um filme”. Igualmente, não seria adequado a um professor universitário dizer a seus alunos: “Pessoal, eu tô orgulhoso do cêis”. Ciente disso, classifique, conforme a legenda, o nível de linguagem usado em cada um dos textos seguintes.
A – NÍVEL COLOQUIAL-POPULAR
B – NÍVEL FORMAL-CULTO
C – NÍVEL TÉCNICO OU PROFISSIONAL
D – NÍVEL ARTÍSTICO OU LITERÁRIO
TEXTO 1 – Resumo de artigo científico
DISLEXIA: O GRANDE DESAFIO EM SALA DE AULA
Giselia Souza dos Santos de Almeida
Resumo: O presente artigo abordará os diferentes tipos de dislexias, os sinais na infância e na iniciação escolar facilitando assim a sua identificação, citará algumas leis para melhor entendimento da classificação de necessidades educacionais especiais. Trará também dicas de como o educador deverá atuar em sala de aula e a importância de estratégias utilizando recursos para as aulas com crianças disléxicas.
Palavras chave: dislexia, aprendizagem, professor.
Fonte: Disponível em: https://faculdadedondomenico.edu.br/n… Acesso em 7 jul. 2016.
TEXTO 2
Fonte: Disponível em: http://bloggdoyo.blogspot.com.br/2015… Acesso em 6 jul.2016.
TEXTO 3
Fonte: Disponível em: http://desconversa.com.br/portugues/r… Acesso em 1 jul.2016.
TEXTO 4 – HAICAI de Paulo Leminski
ameixas
ame-as
ou deixe-as
Conforme a legenda, a sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1: C, C, A, B.
Alternativa 2: B, C, D, D.
Alternativa 3: B, C, A, D.
Alternativa 4: B, C, A, C.
Alternativa 5: C, D, A, B.
Questão 2
No que concerne à LÍNGUA e à GRAMÁTICA, podemos constatar que:
I. Entre as variedades da língua, existe uma que tem maior prestígio: a variedade padrão. Também conhecida como língua padrão e norma culta.
II. Na verdade, a gramática e a língua não possuem relação, uma jamais poderá auxiliar na compreensão da outra.
III. Existe apenas uma concepção de gramática, que abarca todas as necessidades comunicativas dos falantes da língua portuguesa, tendo por base o uso que fazem da língua no seu cotidiano.
IV. Pode-se entender a língua como um manual de normas e regras que a regulam, incluindo as regras já interiorizadas pelos falantes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1: I e III, apenas.
Alternativa 2: I e IV, apenas.
Alternativa 3: II e III, apenas.
Alternativa 4: II e IV, apenas.
Alternativa 5: III e IV, apenas.
Questão 3
Segundo Possenti (2001), há um tipo de gramática que pressupõe um conjunto de normas e regras que devem ser seguidas; caracteriza-se por ser prescritiva e, portanto, parte da premissa de “como deve ser a língua”. Diante disso, observe atentamente os textos abaixo, identificando aquele(s) que representa(m) o tipo de gramática acima descrita.
I.
Fonte: http://diascomuns.blogspot.com.br/201…
II.
Fonte: http://diascomuns.blogspot.com.br/201…
III.
Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteu…
IV.
Alternativas
Alternativa 1: I e II, apenas.
Alternativa 2: I e III, apenas.
Alternativa 3: I e IV, apenas.
Alternativa 4: II e III, apenas.
Alternativa 5: III e IV, apenas.
Questão 4
Toda língua encontra-se em constante alteração, evolução e atualização, o que evidencia que não são sistemas estáticos nem fechados. Esse processo decorre do uso real que os falantes fazem de sua língua, interferindo, inclusive, na estruturação das regras gramaticais de tal língua. Além de a sociedade ser formada por diferentes grupos sociais, com diferentes hábitos linguísticos e diferentes graus de escolarização, ainda há outros fatores que impulsionam as variações na língua. Sendo assim, analise os textos 1 e 2, classificando-os segundo os fatores que causam ou retratam a variação linguística expressa neles.
TEXTO 1
A macaxeira, muito consumida no Norte e no Nordeste, é chamada de aipim ou mandioca no Sudeste. A fruta “mexerica”, em algumas regiões, é conhecida como “bergamota”, em outras, como “tangerina”.
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