📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️
R$ 34,90 O preço original era: R$ 34,90.R$ 29,90O preço atual é: R$ 29,90.
Métodos de Pagamento:
QUESTÃO 1
O conceito de arte tem se transformado ao longo do tempo, e na contemporaneidade, muitas discussões giram em torno da sua definição e dos limites entre tradição e inovação. Segundo Kosuth (2008 apud Acher, 2008, p. 81) “ser um artista hoje significa um meio de questionar a natureza da arte. Se alguém questiona a natureza da pintura, não pode estar questionando a natureza da arte. Se um artista aceita a pintura (ou a escultura), está a aceitar a tradição que o acompanha. Isto deve-se ao fato de que a palavra ‘arte’ é geral, e a palavra ‘pintura’ é específica”.
Fonte: ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Cortez, 2008.
Com base nessa perspectiva, como essa concepção de arte pode ser abordada no ambiente escolar?
Alternativas
Alternativa 1 – A arte na escola terá sempre um caráter ilustrativo e pouco formativo.
Alternativa 2 – A arte na escola deve servir como etapa de formação profissional e técnica.
Alternativa 3 – A arte na escola é uma ferramenta para formar pessoas dentro de um padrão único.
Alternativa 4 – A arte é um instrumento de reflexão e formação cultural dentro do ambiente escolar.
Alternativa 5 – A arte é um meio de aproximar os alunos de situações reais de entretenimento, auxiliando em uma futura profissão.
QUESTÃO 2
A interseção entre arte e tecnologia tem transformado a criação artística e o ensino das artes. Como afirma Zuanon (2007, p. 31), “o fato é que a interação entre artistas e desenvolvimentos tecnocientíficos está, de fato, redefinindo as possibilidades expressivas no cenário artístico contemporâneo. O acoplamento entre humanos e máquinas está gerando novas formas de criatividade e colaboração, explorando as fronteiras entre o orgânico e o inorgânico”. No contexto educacional, a utilização dessas ferramentas amplia as possibilidades expressivas e criativas dos alunos, proporcionando novas formas de experimentação, interação e aprendizado. No entanto, o uso da tecnologia deve ser um meio e não um fim, sendo incorporado de forma equilibrada para complementar e potencializar práticas tradicionais, sem substituir completamente outras abordagens artísticas e pedagógicas.
Fonte: https://tede.pucsp.br/handle/handle/4982. Acesso em: 4 fev. 2025.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O uso de tecnologia na criação artística e seu papel no processo de ensino-aprendizagem pode ser importante na medida em que sejam considerados instrumentos de aprendizagem.
PORQUE
II. As ferramentas tecnológicas são as únicas opções de resgate e valorização da arte na escola e sua importância formativa.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
O ensino de artes na educação básica deve incentivar a participação dos alunos, permitindo que eles experimentem, interpretem e produzam arte de forma significativa. Abordagens como a experimentação prática, a análise crítica de obras e a integração com outras linguagens artísticas favorecem o desenvolvimento da sensibilidade, da expressão e do pensamento crítico. Dessa forma, a arte na escola deixa de ser um exercício mecânico e se torna um espaço de descoberta, inovação e construção de conhecimento.
Elaborado pelo professor.
Pense na seguinte situação: um professor do Ensino Fundamental da disciplina de Arte propõe um trabalho para que os alunos decorem algumas obras, nomes dos autores e fatos importantes da vida de cada um deles.
Considerando o texto e a situação apresentada, analise as afirmativas a seguir:
I. O professor usou uma metodologia inovadora e criativa.
II. A proposta está fundada em uma prática de conhecer e vivenciar a arte.
III. A disciplina de arte foi utilizada como um instrumento de memorização, importante para a formação do aluno.
IV. A prática é antiquada e sem caráter formativo, por isso inválida para a escola do século XXI.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – IV, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.
Arte e Musicalização Aplicadas à Educação
Ainda está com dúvidas?
Entre nos grupos de estudo!
Nos siga nas redes sociais!
Satisfação Garantida
Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.
Análise Anti-Plágio
Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.
Repeito aos Prazos
Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.
Suporte Contínuo
Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.
Equipe Qualificada
Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.
© 2024 | Nota 10 Acad | Todos os Direitos Reservados.