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QUESTÃO 1
Grêmio Estudantil, APMF, Conselho Escolar e Conselho de Classe são 4 as instâncias colegiadas. Em uma destas instâncias, a finalidade é colaborar no aprimoramento da educação e na integração família-escola-comunidade, além de exercer a função de sustentadora jurídica das verbas públicas recebidas e aplicadas pela escola.
JORGE, Welington Junior. Gestão Escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá: Unicesumar. 2021.
Considerando o texto, assinale a alternativa que destaca de qual instância está sendo abordada.
Alternativas
Alternativa 1 – Conselho Escolar.
Alternativa 2 – Grêmio Estudantil.
Alternativa 3 – Conselho de Classe.
Alternativa 4 – Comunidade Escolar.
Alternativa 5 – Associação de pais, mestres e funcionários (APMF).
QUESTÃO 2
A relação entre escola, comunidade e os pais é um importante quesito para a boa qualidade e o bom funcionamento da instituição escolar. Essa relação pode ser construída de modo lento e informal, mas deve ser realizada de forma organizada. Com a sistematização e organização desse processo, os resultados são mais positivos. A gestão democrática vai muito além da participação dos membros da comunidade escolar nas instâncias colegiadas, ela precisa estar aberta ao diálogo constantemente com a comunidade, proporcionando que os envolvidos diretamente tenham condições de expor suas necessidades. A escola consegue, assim, tornar-se uma unidade social efetiva, sendo possível apenas com a junção da participação da comunidade. Parcerias entre as escolas e a comunidade podem ser formadas, inclusive com a participação de empresas. As empresas podem agir para trazer tutores e palestrantes, fazer doações financeiras, proporcionar capacitações, entre outros. As parcerias que duram e trazem resultados são aquelas recíprocas, em que ambos os lados saem com algum benefício e possuem objetivos e metas bem definidos. É importante que a instituição escolar apresente seus objetivos educacionais, defina suas necessidades, planeje e estruture a forma com que o parceiro deve intervir, sempre acompanhando os resultados alcançados. Quando a parceria entre escola e comunidade é boa, as atividades exercidas serão enriquecedoras na educação dos estudantes.
Com base no período narrado, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A gestão democrática na escola limita-se à participação dos membros da comunidade escolar nas instâncias colegiadas, sem a necessidade de um diálogo contínuo com a comunidade.
Alternativa 2 – Parcerias entre escola e empresas devem ser evitadas, pois podem comprometer a autonomia da instituição escolar e não contribuem para a educação dos estudantes.
Alternativa 3 – A relação entre escola e comunidade não precisa ser sistematizada ou organizada, já que os resultados positivos surgem de interações espontâneas e informais.
Alternativa 4 – Para que a escola se torne uma unidade social efetiva, é fundamental que a gestão esteja aberta ao diálogo com a comunidade, promovendo parcerias e garantindo que as necessidades dos envolvidos sejam atendidas.
Alternativa 5 – A construção de uma relação sólida entre escola e comunidade depende exclusivamente da escola, sem a necessidade de envolver pais ou membros da comunidade em eventos e decisões escolares.
QUESTÃO 3
Na gestão escolar, o Regimento Escolar é um instrumento crucial que orienta todas as práticas e políticas internas da instituição. O gestor escolar, em conjunto com a comunidade escolar, tem a responsabilidade de elaborar e implementar este documento, garantindo que ele esteja alinhado com a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e as diretrizes estabelecidas pelos Conselhos de Educação em níveis nacional, estadual e municipal. A elaboração do Regimento Escolar exige um trabalho colaborativo, onde a participação ativa da comunidade escolar—incluindo professores, alunos, pais e outros membros—é fundamental. Este processo assegura que o regimento não apenas cumpra as exigências legais, mas também reflita as necessidades e características específicas da comunidade escolar. Além disso, o Regimento Escolar serve como uma ferramenta de governança, estabelecendo normas de convivência, diretrizes pedagógicas, e procedimentos administrativos que orientam o dia a dia da escola. Ao seguir rigorosamente as orientações legais, o gestor escolar garante que a escola funcione de maneira regular, segura e eficiente, contribuindo para a oferta de uma educação de qualidade para todos os alunos.
Elaborado pelo professor, 2014.
Sobre a Regimento Escolar, leia as assertivas a seguir
Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico
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