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QUESTÃO 1
O ensino de frações nos anos iniciais do Ensino Fundamental é essencial para o desenvolvimento do pensamento matemático das crianças. Nesse período, o foco está em construir o conceito de parte de um todo, utilizando recursos concretos, como dobraduras, figuras geométricas divididas e objetos do cotidiano que permitam visualizar a divisão em partes iguais.
Ao explorar situações práticas e lúdicas, os alunos começam a compreender que uma fração representa uma ou mais partes de um inteiro dividido em partes iguais. Esse processo deve ser gradual, respeitando o ritmo de aprendizagem e estimulando a comparação, a equivalência e o raciocínio proporcional de forma significativa e contextualizada.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Podemos conceituar fração como a expressão de uma quantidade por meio da razão/divisão entre dois números inteiros. Para separar os elementos que compõem essa representação numérica, existe o traço, que divide o numerador do denominador.
PORQUE
II. Para entender o termo fração, você pode notar que ela serve para designar o todo de certas partes ou de várias unidades, seja para estabelecer uma representação numérica ou gráfica da unidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 2
Segundo Toledo (1997, p. 30), “classificar é uma operação lógica de importância fundamental em nossa vida, pois nos ajuda a organizar a realidade que nos cerca”. No desenvolvimento da criança, acontecem diferentes momentos de classificação e um desses momentos é a coleção não figural.
TOLEDO, M.; TOLEDO, M. Didática da matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta, que identifica as características dessa classificação.
Alternativas
Alternativa 1 – Não leva em conta a semelhança dos objetos.
Alternativa 2 – Caracteriza-se pela capacidade de a criança dominar a relação de inclusão, ou seja, conservar o todo, após tê-lo dividido em partes.
Alternativa 3 – As crianças não se preocupam em agrupar objetos de acordo com suas semelhanças ou diferenças, mas sim por associação ou conveniência.
Alternativa 4 – Nesta fase, a criança percebe as semelhanças e diferenças entre objetos e tenta agrupá-los por critérios, que levam em conta as semelhanças e diferenças.
Alternativa 5 – Nesta fase, a criança começa juntando objetos semelhantes, como se estivesse iniciando uma classificação e, subitamente, abandona o critério de semelhança, passando a brincar com as mesmas figuras.
QUESTÃO 3
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas nas escolas brasileiras públicas e privadas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, visando o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018.
Com base nos estudos acerca da BNCC, analise as afirmativas a seguir:
I. Por maior que seja o papel da escola, dos alunos e das famílias, a necessidade de uma educação de qualidade não está alinhada às transformações da sociedade.
II. A BNCC articula as ações do professor para que possam ser asseguradas as competências gerais no desenvolvimento do aluno, não só acadêmicas, mas também sociais.
III. Para a BNCC, é necessário reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos e sociais, ou seja, uma ciência viva.
IV. Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos) que visa apenas às ações da vida escolar.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
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