📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 2 – Produção do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção – 53/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 2 – PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO – 53/2025

QUESTÃO 1

“Para Piaget, ‘o desenvolvimento do conhecimento, para este autor, é um processo espontâneo ligado ao desenvolvimento do corpo como um todo, incluindo o sistema nervoso e as funções mentais. Em contrapartida, a aprendizagem é provocada por um agente externo interessado em promover a aquisição de algum ponto didático, o que torna o processo limitado a um problema simples ou a uma estrutura simples. Deste modo, o desenvolvimento não é uma soma de aprendizagens'” (Gomes; Belline, 2009, p. 2013).

Fonte: GOMES, L. C.; BELLINE, L. M. Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 2, p. 2031-4. 2009.

Considerando Piaget e suas contribuições para os estudos sobre os processo de desenvolvimento e aprendizagem, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – A aprendizagem é, segundo Piaget, um processo equilibrado.
Alternativa 2 – Para esse autor, o ser humano está em constante equilíbrio com o meio ambiente.
Alternativa 3 – Piaget demonstrou que o ser humano vai desenvolvendo níveis cognitivos mais complexos com o passar do tempo.
Alternativa 4 – Segundo a teoria de Piaget, situações novas, conflitos e desafios causam desequilíbrios que comprometem o desenvolvimento cognitivo.
Alternativa 5 – Na teoria piagetiana, os mecanismos internos para a aprendizagem (busca de um novo equilíbrio com o meio) são a assimilação e a percepção.

QUESTÃO 2

“Philippe Perrenoud, em seu livro Construir as competências desde a escola, afirma que ‘a abordagem por competências junta-se às exigências da focalização sobre o aluno, da pedagogia diferenciada e dos métodos ativos’ (1999, p. 53). Convém lembrar que a expressão métodos ativos é utilizada como referência às ideias pedagógicas que tiveram sua origem no movimento escolanovista. Alguns parágrafos mais adiante, nesse mesmo livro, Perrenoud afirma que ‘a formação de competências exige uma pequena ‘revolução cultural’ para passar de uma lógica do ensino para uma lógica do treinamento (coaching), baseada em um postulado relativamente simples: constroem-se as competências exercitando-se em situações complexas’ (idem, p. 54). Esse aprender a aprender é, portanto, também um aprender fazendo, isto é, learning by doing, na clássica formulação da pedagogia de John Dewey” (Duarte, 2001, p. 35).

Fonte: DUARTE, N. As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, v. 18, dez. 2001.

Considerando as discussões propostas acerca das teorias e concepções referentes à aprendizagem no século XXI, analise as afirmativas a seguir:

I. No século XXI, a evolução do meio digital acontece de forma lenta, o que reforça antigas práticas e técnicas de ensino e de aprendizagem.

II. A noção de competência acrescenta à qualificação a habilidade de agir diante dos desafios cotidianos.

III. A competência é construída em diversos contextos de formação, sejam eles formais ou informais, sendo amplamente sustentada pela experiência.

IV. A competência relaciona-se a um conjunto composto por conhecimentos, habilidades e atitudes, que se modificam conforme as exigências do trabalho.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

QUESTÃO 3

O desenvolvimento do método científico permitiu a compreensão de inúmeras facetas da realidade, alimentando erroneamente a suposição de que a ciência é capaz de explicar tudo e de que seu uso inevitavelmente conduziria à evolução e ao progresso.

Considerando o dado fragmento de texto sobre as transformações ocorridas a partir da Idade Moderna e o papel da ciência no desenvolvimento do capitalismo, assinale a alternativa que apresenta corretamente de qual maneira a ciência influenciou a dinâmica de trabalho e a vida das pessoas a partir da Idade Moderna:

Alternativas
Alternativa 1 – A ciência promoveu a total independência das empresas em relação ao ritmo da natureza.
Alternativa 2 – A ciência resultou na substituição total da mão de obra humana por máquinas e robôs em todas as indústrias.
Alternativa 3 – A ciência provocou a migração das pessoas do campo para as cidades, independentemente do surgimento do capitalismo.
Alternativa 4 – A ciência reduziu os investimentos em pesquisa, uma vez que as inovações tecnológicas já eram suficientemente avançadas.

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!