📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️
R$ 34,90 O preço original era: R$ 34,90.R$ 29,90O preço atual é: R$ 29,90.
Métodos de Pagamento:
QUESTÃO 1
O rendimento de Gustavo, aluno do 3º ano do ensino fundamental, tem sido irregular, com comportamentos que os professores descrevem como “agitado” e “distraído”. A partir do diagnóstico de TDAH, os profissionais de ensino optaram por uma abordagem qualitativa, interdisciplinar e compreensiva, priorizando a análise da história de vida escolar de Gustavo, suas estratégias cognitivas e os vínculos afetivos que ele estabelece no ambiente de aprendizagem. Desta maneira, para avaliação psicopedagógica, foram utilizados recursos como jogos simbólicos, tarefas gráficas e atividades que exigiam atenção e planejamento. A avaliação não teve por objetivo rotular, mas compreender o sujeito em sua totalidade, considerando suas potencialidades, limitações e os fatores institucionais envolvidos em seu processo de escolarização.
Com base no estudo de caso do aluno Gustavo e no contexto da avaliação psicopedagógica, analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação psicopedagógica tem como principal finalidade confirmar um diagnóstico clínico e estabelecer um laudo definitivo sobre o transtorno como proposto para o aluno Gustavo.
II. A escuta da história escolar do aluno e a observação de suas estratégias cognitivas são elementos centrais na avaliação psicopedagógica.
III. A psicopedagogia busca compreender o sujeito em sua totalidade, considerando os aspectos cognitivos, afetivos e institucionais envolvidos na aprendizagem.
IV. Apenas testes padronizados são válidos na avaliação psicopedagógica de alunos com TDAH, sendo desnecessária a utilização de atividades lúdicas ou observações informais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas
Alternativa 2 – IV, apenas
Alternativa 3 – I e III, apenas
Alternativa 4 – II e III, apenas
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas
QUESTÃO 2
Durante o processo de identificação das dificuldades de aprendizagem, muitos profissionais ainda confundem o papel da avaliação psicopedagógica com práticas exclusivamente clínicas ou médicas. No entanto, a atuação psicopedagógica exige uma compreensão ampla do sujeito em seu contexto escolar, emocional, social e cognitivo.
POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 2025.
Com base nesta perspectiva, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A avaliação psicopedagógica tem como principal objetivo identificar patologias clínicas e propor encaminhamentos, exclusivamente, médicos.
PORQUE
II. A avaliação psicopedagógica busca compreender o sujeito em sua totalidade, considerando aspectos cognitivos, afetivos, sociais e pedagógicos que influenciam no processo de aprendizagem.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
No cotidiano escolar, é comum que dificuldades de aprendizagem sejam confundidas com transtornos de aprendizagem. Essa confusão pode atrasar intervenções adequadas e gerar preconceitos injustificados. Os transtornos de aprendizagem são condições de origem neurobiológica, que afetam habilidades específicas como leitura, escrita e cálculo, mesmo quando o aluno apresenta inteligência compatível com sua idade e acesso à escolarização adequada.
POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 2025.
Com base nos conceitos sobre transtorno de aprendizagem abordados no excerto, analise as afirmativas:
I. Transtornos de aprendizagem podem persistir mesmo com ensino adequado e não são causados por falta de esforço ou motivação do aluno.
II. Um aluno com transtorno de aprendizagem pode apresentar inteligência dentro da normalidade ou até acima dela.
III. Transtornos de aprendizagem podem ser diagnosticados apenas com base nas notas escolares e no comportamento do aluno em sala
IV. As manifestações dos transtornos de aprendizagem variam entre os indivíduos, exigindo uma abordagem psicopedagógica individualizada
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas
Alternativa 2 – I e III, apenas
Alternativa 3 – II e III, apenas
Ainda está com dúvidas?
Entre nos grupos de estudo!
Nos siga nas redes sociais!
Satisfação Garantida
Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.
Análise Anti-Plágio
Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.
Repeito aos Prazos
Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.
Suporte Contínuo
Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.
Equipe Qualificada
Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.
© 2024 | Nota 10 Acad | Todos os Direitos Reservados.