📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 2 – Recreação Lazer – 52/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 2 – RECREAÇÃO E LAZER – 52/2025

QUESTÃO 1
Johan Huizinga nasceu em Groningen, na Holanda, em 1872. Historiador e linguista, ficou conhecido nas áreas de história cultural e teoria da história. Doutor em literatura sânscrita, Huizinga começou seus estudos em linguística. Em 1902, ele começou a se interessar mais pela história medieval e do Renascimento. Capturado pelos nazistas em 1942 após a ocupação da Holanda, foi banido da universidade e passou a viver na casa de um amigo em Gelderland, onde faleceu, apenas algumas semanas antes do fim da guerra, em fevereiro de 1945.

FREIJOMIL, A. Un Historiador Del Acaso: los derroteros intectuales del primer Huizinga (1897-1919). Prisma, revista de historia intelectual, n. 13, 2009, p. 33- 64.

O autor Huizinga é um dos mais importantes quando analisamos a temática de jogos e lazer. Nesta perspectiva, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – O homem erectus busca nos interesses de avanços tecnológicos, isto é, se dedicam às pesquisas e ciência.
Alternativa 2 – O homo ludens busca o divertimento, improdutividade e relaxamento, fazendo com que se torne espontâneo.
Alternativa 3 – O homo faber é o sujeito relacionado aos aspectos familiares e de relações sociais, isto é, com amigos, colegas, entre outros.
Alternativa 4 – São quatro esferas divergentes de homens que estão presentes na natureza humana, sendo: ludens, faber, sapiens e erectus.
Alternativa 5 – O homo sapiens é o caracterizado pela produtividade, relações de tensão e disciplina. As regras e normas norteiam o cotidiano.

QUESTÃO 2
Com o decorrer da transformação ocorrida na estrutura social, as expressões “tempo livre” e “tempo de lazer” tem sido utilizada na maioria das vezes até como sinônimos. No nosso vocabulário, a expressão “tempo livre” tem sido usada com o mesmo significado da expressão “lazer” embora, do ponto de vista conceitual tais expressões traduzem significados diferentes e essa diferença precisa ser analisada.

JÚNIOR, Marco Aurélio Borges Teixeira; SFERRA, Luis Francisco Bueno; BOTTCHER, Lara Belmudes. A importância do lazer para a qualidade de vida do trabalhador. Revista Conexão (On-line), v. 9, p. 581-595, 2012.

Considerando o lazer relacionado à qualidade de vida, avalie as asserções a seguir:

I. O conceito de qualidade de vida não é novo e desde que foi implementado já conseguiu ser utilizado sem delimitar novos significados.

PORQUE

II. O aspecto central da qualidade de vida está direcionado para os índices quantitativos e não qualitativos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

QUESTÃO 3
O lazer promove o bem-estar, mas requer uma atitude positiva, ativa, atrelada a outras esferas da vida. Esta atitude ativa requer que os animadores socioculturais / recreadores entendam como teoria e prática são indissociadas e, que embasem suas ações em três elementos fundamentais a respeito da atitude ativa, apresentados por DUMAZEDIER (2014. p. 257-258).

GABRIEL, O. P. B. Recreação e Lazer. Maringá: Unicesumar, 2016 (Adaptado).

Considerando os nossos estudos a respeito do lazer, qualidade de vida e corporeidade assinale a alternativa carreta:

Alternativas
Alternativa 1 – a) A atitude ativa implica em participação obrigatória em eventos, esportes e atividades lúdicas na garantia do bem-estar do sujeito.
Alternativa 2 – b) A atitude ativa implica em padronizarmos a oferta de atividades de lazer em todas as regiões do país de forma que todos tenham garantido o direito ao brincar, se socializar e se desenvolver, e desconsiderar aspectos como anseios dos sujeitos e a cultura local.
Alternativa 3 – c) A atitude ativa implica em os sujeitos acompanharem programações da televisão de forma crítica e voluntária, podendo escolher os canais que mais lhe agrada, fazendo críticas aos assuntos abordados, e compreendendo o seu papel como espectador.
Alternativa 4 – d) A atitude ativa implica em participação voluntária na vida social, participação voluntária na vida cultural e a livre busca pelo progresso pessoal, na utilização do tempo livre, com equilíbrio entre o repouso, a distração e o desenvolvimento contínuo e harmonioso da personalidade.

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!