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QUESTÃO 1
“As escolas da rede regular de ensino devem prever e prover na organização de suas classes comuns: […] III – flexibilizações e adaptações curriculares que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias e ensino e recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, em consonância com o projeto pedagógico da escola, respeitada a frequência obrigatória” (BRASIL, 2001, p. 2).
Fonte: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos…. Acesso em: 29 abr. 2024.
Sobre o exposto, assinale a alternativa correta que contempla os tipos de adaptações curriculares que podem ser realizados no contexto escolar:
Alternativas
Alternativa 1 – As adaptações curriculares podem ser de dois tipos: de grande porte, referentes às condições físicas, ambientais e materiais, bem como à capacitação dos profissionais da educação; e de pequeno porte, promovidas a nível do currículo pelo próprio professor, para promover a inclusão dos alunos público-alvo da educação especial. As adaptações curriculares devem se dar a nível do Projeto Político Pedagógico (PPP), visando à organização escolar e aos serviços de apoio especializado; bem como a nível do Plano de aula, visando à programação das atividades coletivas em sala de aula (o como fazer), bem como a elaboração e implementação do Programa Educacional Individualizado (PEI).
Alternativa 2 – As adaptações curriculares podem ser de dois tipos: de grande porte, referentes às condições físicas, ambientais e materiais, bem como à capacitação dos profissionais da educação; e de pequeno porte, promovidas a nível do currículo pelo próprio professor, para promover a inclusão dos alunos público-alvo da educação especial. Desse modo, as adaptações curriculares se dão exclusivamente a nível do Plano de aula, visando à programação das atividades coletivas em sala de aula (o como fazer), bem como a elaboração e implementação do Programa Educacional Individualizado (PEI). Elas não precisam se dar ao nível do Projeto Político Pedagógico (PPP).
Alternativa 3 – As adaptações curriculares podem ser de dois tipos: de médio porte, promovidas no nível do currículo pelo próprio professor, para promover a inclusão dos alunos público-alvo da educação especial; e de pequeno porte, referente à facilitação das avaliações para alunos público-alvo da educação especial. Além disso, as adaptações curriculares devem se dar a nível do Projeto Político Pedagógico (PPP), visando à organização escolar e aos serviços de apoio especializado; bem como a nível do Plano de aula, visando à programação das atividades coletivas em sala de aula (o como fazer), bem como a elaboração e implementação do Programa Educacional Individualizado (PEI).
Alternativa 4 – As adaptações curriculares visam ao acesso ao currículo, pensando formas de ensinar e avaliar, constituindo-se em adaptações metodológicas, didáticas, dos conteúdos curriculares e da avaliação, não sendo previstas a modificação e adaptação dos elementos físicos, como a adaptação dos materiais didáticos. As adaptações curriculares devem se dar a nível do Projeto Político Pedagógico (PPP), visando à organização escolar e aos serviços de apoio especializado; bem como a nível do Plano de aula, visando à programação das atividades coletivas em sala de aula (o como fazer), bem como a elaboração e implementação do Programa Educacional Individualizado (PEI).
Alternativa 5 – As adaptações curriculares podem ser de dois tipos: de grande porte, referentes às condições físicas, ambientais e materiais, bem como à capacitação dos profissionais da educação; e de pequeno porte, promovidas a nível do currículo pelo próprio professor, para promover a inclusão dos alunos público-alvo da educação especial. Desse modo, as adaptações curriculares se dão exclusivamente a nível do Projeto Político Pedagógico (PPP), visando à organização escolar e aos serviços de apoio especializado, de modo que o professor não precise especificar essa proposta no momento da elaboração de seu Plano de aula.
QUESTÃO 2
Diante das características dos Transtornos do Espectro Autista (TEA), considere o seguinte cenário:
Processos Avaliativos na Educação Especial
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