📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 3 – ADM – Comportamento do Consumidor – 53/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 3 – ADM – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – 53/2025

QUESTÃO 1

Muitas vezes, a ética é cobrada pelos consumidores apenas das empresas, mas é preciso entender que o consumidor também possui responsabilidades. Afinal, existe uma relação de troca entre o indivíduo e a organização. E, nessas relações de troca, a ética deve existir, pois, assim como a empresa ou o consumidor não cumprirem sua parte no processo, comportamentos antiéticos serão gerados.

Elaborado pela professora.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Um dos pontos a serem discutidos, em termos éticos, envolve o consumo viciante, que está relacionado aos vícios adquiridos pelos indivíduos, sendo esses, em sua maioria, prejudiciais à saúde.

PORQUE

II. A falta de ética, praticada tanto pelo consumidor quanto pela organização, deve ser punida e coibida, afinal, a organização é considerada o lado mais frágil dessa relação e quem mais sofre as consequências da falta de ética nas ações de consumo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 2

Toda decisão de compra do consumidor enfrenta uma análise do risco que o produto e/ou serviço pode oferecer, buscando compreender o que pode “prejudicar” ou “atrapalhar” suas escolhas e compras. Os riscos podem ocorrer de diversas maneiras, sendo importante que as organizações compreendam qual ou quais riscos são enfrentados pelos consumidores frente ao produto e/ou serviço que estão vendendo. Normalmente, devido à sua intangibilidade, os serviços acabam por oferecer e apresentar mais riscos aos consumidores, como a compra de uma viagem que acontecerá somente daqui a seis meses.

Fonte: adaptado de: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. A.; DOMINGUES, D. A. S. Comportamento do consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Ao temer que o produto e/ou serviço não seja capaz de atender às suas expectativas, o consumidor está enfrentando o Risco de Desempenho.

PORQUE

II. O receio de que o produto e/ou serviço seja capaz de diminuir sua imagem ou até ferir seu ego envolve o Risco Social ao consumidor.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 3

Leia o caso a seguir:

Ana, de 28 anos, reservou um hotel por meio de uma agência online, encantada pela boa localização e preço acessível. No check-out, porém, foi surpreendida por uma cobrança extra referente a serviços adicionais, que não haviam sido informados na reserva. Insatisfeita, ela pagou a taxa para evitar confusões, mas decidiu não usar a agência novamente. Após a experiência, Ana pesquisou uma nova empresa, priorizando transparência e boas avaliações, e ajustou seus critérios para futuras reservas.

Fonte: Elaborado pela professora.

O excerto apresenta um caso concreto e fictício com elementos individuais e experiências que podem moldar o comportamento do consumidor e serem utilizados para estabelecer estratégias de marketing. Desta forma, em relação a esse exemplo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Este é um típico caso que demonstra o processo de aprendizagem do consumidor com ajustes em seu comportamento a medida que aprende com as experiências de consumo.

PORQUE

II. A motivação de status fez com que Ana procurasse o lugar mais luxuoso para postar nas redes sociais e aprendeu que isso gera engajamento.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!