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Atividade 3 – AGRO – Comercialização de Produtos Agroindustriais – 53/2025

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O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

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ATIVIDADE 3 – AGRO – COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS – 53/2025

QUESTÃO 1

A finalidade da comercialização é a de levar os bens e serviços produzidos até o consumidor final, entregando-os no lugar adequado, no momento certo, na forma e na quantidade desejada e esses resultados são influenciados por diversos riscos.

TONI, J. M.; BARCZSZ, S.S. Comercialização de Produtos Agroindustriais. Maringá: UniCesumar, 2018.

Referente aos riscos inerentes a comercialização, analise as afirmativas a seguir:

l. Risco legal: está relacionado às possíveis perdas quando um contrato não pode ser legalmente amparado.

ll. Risco de produção: refere-se à possibilidade de a produção agrícola não chegar ao seu destino final devido as intempéries no processo de deslocamento.

lll. Risco de preço: refere-se à possibilidade de uma das partes não honrar o compromisso previamente assumido (pagamento ou entrega do produto/serviço).

lV. Risco operacional: refere-se à possibilidade, devido a falha humana, na execução de processos e tarefas da atividade. Pode ser até mesmo uma gestão inadequada.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – ll e lll, apenas.
Alternativa 4 – I, II e lll, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

QUESTÃO 2

Ao tratar do setor agropecuário, é necessário destacar que algumas particularidades desse setor afetam diretamente o comportamento de produtores e consumidores. Batalha (2005) destaca algumas dessas particularidades. Uma delas é que algumas agroindústrias estão sujeitas às variações significativas na demanda segundo datas específicas (Páscoa, Natal etc.), ou segundo as variações climáticas ligadas às estações do ano. O impacto dessas variações de demanda no planejamento e no controle da produção agroindustrial é extremamente importante e afeta os agricultores e os demais agentes do sistema.

BATALHA, M. O. Gestão do Agronegócio: textos selecionados. São Carlos: EduFSCar, 2005.

Analisando este contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito que representa essa situação.

Alternativas
Alternativa 1 – Sazonalidade da produção.
Alternativa 2 – Sazonalidade do consumo.
Alternativa 3 – Demanda elástica.
Alternativa 4 – Demanda Inelástica.
Alternativa 5 – Demanda derivada.

QUESTÃO 3

Cada elemento do composto de marketing tem potencial para afetar o processo de compra em vários estágios, atingindo, por sua vez, o objetivo principal, que é contribuir para o lucro da organização.

​Comercialização de Produtos Agroindustriais. Julyerme Matheus Tonin; Silvio Silvestre Barczsz, Thiago Henrique Martinez Blanco Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso 2021. 208 p.

Vimos que o composto de marketing possui um grande papel no processo de compras. Analise as afirmativas a seguir, sobre quais são os P’s do marketing.

I. Preço.

II. Praça.

III. Promoção.

IV. Produção.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

QUESTÃO 4

Dentre as várias estratégias de marketing no agronegócio, pode-se mencionar uma entidade que tem como objetivo promover o crescimento e o desenvolvimento organizado do agronegócio das frutas no Brasil por meio da divulgação de informações técnicas e mercadológicas para todo o setor. Tudo isso, de forma a possibilitar a inserção de produtores, empresas e agroindústrias no mercado nacional e internacional, incentivando, também, meios de produção sustentáveis para contribuir com a preservação do meio ambiente e com a segurança alimentar.

TONI, J. M.; BARCZSZ, S.S. Comercialização de Produtos Agroindustriais. Maringá: UniCesumar, 2018

Assinale a alternativa que apresenta a entidade mencionada:

Alternativas
Alternativa 1 – ABBA.
Alternativa 2 – IBRAF.
Alternativa 3 – APEX-BRASIL.
Alternativa 4 – Brazilian chicken.
Alternativa 5 – ETHNIC BRAZIL.

QUESTÃO 5

Para Mendes (1994), a margem de comercialização refere-se à diferença entre preços a diferentes níveis do sistema de comercialização. A margem deve refletir os custos de comercialização e a porção relativa ao lucro. O cálculo da margem de comercialização serve para auxiliar no acompanhamento do mercado de um determinado produto.

MENDES, J. T. Comercialização Agrícola. Curitiba: Editora Universitária, 1994.

Nesse contexto, avalie se as afirmações a seguir são V (VERDADEIRA) ou F (FALSA).

I. Quanto mais competitivo o mercado é e quanto mais produtos idênticos são fabricados, menor será a margem de comercialização.

II. Quanto maior o processamento e manuseio de uma mercadoria, maior será a margem.

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