📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 3 – Desenho Universal – 51/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 39,90.O preço atual é: R$ 34,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 3 – ARQ – DESENHO UNIVERSAL – 51/2025

1ª QUESTÃO

Quando o Desenho Universal é base de projetos de produtos e ambientes, o resultado desses projetos devem alcançar o uso pelo maior número de pessoas possível, seja um objeto de utilidade doméstica, um equipamento urbano, um edifício ou a própria cidade, todos deveriam ser resultantes de uma concepção que considere o conceito de “Desenho Universal”. Nossa sociedade brasileira é bem diversificada e composta por várias e diferentes características corporais, dependendo da região encontramos grupos que têm mesmas caracteristicas que , por sua vez, se diferem de outras regiões que, também têm grupos com características semelhante. Por exemplo, a região norte e nordeste têm estatura mediana menor que a região sul e sudeste. Porém apesar de essas diferenças importarem am vários outros aspectos, para o Desenho Universal os projetos não devem ser direcionados a grupos de pessoas.

Elaborado pelo professor, 2024.

Considerando o texto acima, avalie as afirmativas abaixo considerando as que estão diretamente relacionadas ao assunto principal do texto acima que é o não considerar as diferenças de dimensionamentos corporais entre as regiões brasileiras na aplicação do Desenho Universal.

I. Principio Igualitário.
II. Princípio da Adaptabilidade ou Flexibilidade de uso.
III. Acessibilidade Metodológica.
IV. Princípio do Dimensionamento de produtos e espaços.
V. Acessibilidade Programática.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

II e V, apenas.
III e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e V, apenas.
I, II, III, IV e V.

2ª QUESTÃO

Em um simples passeio à uma edificação histórica em minha cidade, percebi que por causa da geografia local, era grande o uso de escadas para vencer as diferenças de alturas em alguns trechos do caminho até a edificação, tornando o passeio algo difícil para algumas pessoas, chegando a excluir algumas delas. Existiam ali, pais com crianças de colo ou em seus carrinhos, idosos com força física limitada e reduzida, pessoas com perceptível dificuldade de coordenação motora, e não havia pessoa alguma em cadeira de rodas no edifício em questão. Triste era, de certa forma, o cenário composto ou o ambiente criado! Todos poderiam ter o direito de desfrutar das belezas de tal edificação, mas, infelizmente não era assim.

Elaborado pelo professor, 2024.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa que representa que, mesmo que os seus projetos não visassem tal objetivo, poderiam as escadas, serem consideradas hoje, “uma espécie” de solução arquitetônica hostil em qual situação das alternativas abaixo.

ALTERNATIVAS

Ao lado de uma rampa.
Em toda e qualquer situação.
Quando não têm guarda-corpo.
Quando são a única opção para vencer desníveis existentes.
Quando sua altura for acima do estabelecido em normas técnicas.

3ª QUESTÃO

Os aplicativos podem transformar a maneira como pessoas com deficiência se relacionam com o ambiente ao seu redor. Desde aplicativos de navegação até ferramentas de tradução de Libras, a tecnologia oferece novas possibilidades de inclusão social e autonomia. O autor destaca que esses aplicativos são especialmente valiosos em ambientes urbanos, onde a acessibilidade física nem sempre é suficiente.

Fonte: BERTUZZI, F. B. Desenho Universal. Florianópolis: Arqué, 2023.

Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Os aplicativos de acessibilidade têm como objetivo proporcionar autonomia para pessoas com deficiência, permitindo que elas interajam de maneira mais independente com o ambiente.

PORQUE

II. A razão pela qual os aplicativos são essenciais é que eles podem compensar as limitações físicas de um ambiente, como a falta de rampas ou sinalização, oferecendo alternativas digitais para o acesso.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!