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Atividade 3 – Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica Clínica – 52/2025

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ATIVIDADE 3 – DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA – 52/2025

Questão 1
As dificuldades de aprendizagem na Matemática podem estar relacionadas a diversos fatores, desde problemas no Sistema Nervoso Central, com falhas no processamento e no armazenamento de informações, ou privações socioeconômicas e culturais e problemas pedagógicos, em particular no modo como se ensina a Matemática.

JUNIOR, S. L.S.; BLANCO, M. B. O desenvolvimento da cognição numérica: compreensão necessária para o professor que ensina matemática na educação infantil. Revista Thema, v. 15, n. 1, p. 241–254, 2018.

​A literatura ressalta a importância do raciocínio lógico matemático para a aprendizagem do sujeito-aprendiz, que precisa ser desenvolvido desde pequeno através de experiências com o seu meio social. Com base neste conhecimento, analise as alternativas a seguir e assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1: As habilidades matemáticas secundárias não precisam ser ensinadas para a criança.
Alternativa 2: As habilidades matemáticas são desenvolvidas em habilidades primárias, secundárias e terciárias.
Alternativa 3: As provas operatórias de Piaget não tem relação com a aprendizagem do raciocinio lógico matemático.
Alternativa 4: O senso numérico é a capacidade mais complexa, presente apenas no processo de escolarização do sujeito aprendiz.
Alternativa 5: Algumas habilidades podem ser consideradas primárias para a criança, como a capacidade de reconhecimento, comparação e representação.

Questão 2
As funções executivas se envolvem nos âmbitos cognitivos, emocional e social na medida em que apresentam como objetivo a regulação do comportamento e permitem que os indivíduos se reorganizem e modifiquem seus comportamentos e pensamentos. Isso significa que os indivíduos podem abandonar estratégias ineficazes por outras que alcancem resultados melhores na solução de problemas a curto, médio e longo prazo. Essas funções podem ser divididas em três grandes habilidades, senso elas: o autocontrole que é a habilidade de resistir a impulsos; a memória de trabalho que é a habilidade de manter as informações na mente; e a plasticidade cognitiva que é a habilidade de se adaptar as mudanças.

TAVARES, L. R. G.; GUIMARÃES, ROSA. Relação entre aprendizagem e disfunções executivas em crianças e adolescentes com transtorno bipolar. Neurologia e Aprendizagem: Abordagem Multidisciplinar, 2015 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e o seu conhecimento sobre as funções executivas avalie as afirmativas:

I. A habilidade do autocontrole é importante para manter o foco em uma atividade.

II. A habilidade da memória de trabalho é ativada quando realizamos um cálculo mental.

III. O autocontrole ajuda a diminuir as distrações e aumentar a atenção do que está sendo realizado.

IV. Ao usar a criatividade para encontrar diferentes soluções, o indivíduo está usando a plasticidade cerebral.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1: I, apenas.
Alternativa 2: II e IV, apenas.
Alternativa 3: III e IV, apenas.
Alternativa 4: I, II e III, apenas.
Alternativa 5: I, II, III e IV.

Questão 3
Sobre o exercício das atividades psicopedagógicas o Código de Ética da Psicopedagogia, entre as diversas orientações específicas sobre a que é de direito o título e como exercer a profissão, estabelece que o psicopedagogo procurará desenvolver e manter boas relações com outros profissionais, trabalhando nos estritos limites das atividades que lhe são reservadas; e reconhecendo os casos pertencentes aos demais campos de especialização, encaminhando-os a profissionais habilitados e qualificados para o atendimento (Associação Brasileira de Psicopedagogia, 2019, p. 5).

Fonte: https://www.abpp.com.br/Codigo-de-Eti…. Acesso em: 2 maio 2024.

Diante deste contexto, analise as afirmativas a seguir:

I. O psicopedagogo deve colaborar e cooperar com outros profissionais envolvidos no processo de intervenção, reconhecendo e respeitando as competências de cada um.
II. O Código de Ética da Psicopedagogia se limita apenas às orientações sobre o relacionamento com outros profissionais e o encaminhamento de casos.
III. O psicopedagogo deve reconhecer os casos que pertencem a outras áreas de especialização e encaminhá-los a profissionais habilitados e qualificados para o atendimento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1: I, apenas.
Alternativa 2: II, apenas.
Alternativa 3: III, apenas.
Alternativa 4: I e II, apenas.
Alternativa 5: I e III, apenas.

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