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Atividade 3 – EDU – Medidas e Avaliação em Educação Física Escolar – 53/2025

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ATIVIDADE 3 – EDU – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – 53/2025

QUESTÃO 1

O teste Yo-Yo, desenvolvido na década de 1990, é uma avaliação de capacidade cardiorrespiratória intermitente que simula a exigência física de esportes com variações constantes de intensidade. O protocolo envolve deslocamentos de 20 metros com mudanças de direção, intercalados por breves períodos de recuperação. O ritmo é controlado por sinais sonoros (bips), que se tornam progressivamente mais frequentes, exigindo maior velocidade a cada estágio. Existem dois níveis: o Nível 1, com intensidade inicial mais baixa, indicado para iniciantes, e o Nível 2, com maior exigência anaeróbia e incremento mais agressivo de intensidade. A principal variável aferida é a distância total percorrida, embora também se possa estimar o VO₂máx e monitorar a frequência cardíaca.

​Fonte: MATSUO, A. R.; BRANCO, B. H. M.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física Escolar. Maringá: Unicesumar, 2025.

Com base nos princípios fisiológicos e metodológicos do teste Yo-Yo, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – A frequência cardíaca obtida no teste Yo-Yo não é considerada confiável para estimativas de intensidade.
Alternativa 2 – A distância total percorrida no teste Yo-Yo não apresenta correlação com o desempenho em esportes intermitentes.
Alternativa 3 – A variável principal avaliada no teste é o tempo total de esforço, desconsiderando a distância e os estágios alcançados.
Alternativa 4 – O teste Yo-Yo Nível 1 é recomendado apenas para atletas de elite, devido ao alto recrutamento anaeróbio já nos primeiros estágios.
Alternativa 5 – O teste Yo-Yo é uma avaliação intermitente incremental que simula demandas fisiológicas de esportes com acelerações e desacelerações sucessivas.

QUESTÃO 2

A potência muscular, também chamada de força rápida, é determinada pela capacidade de realizar trabalho em um intervalo de tempo reduzido. Expressa em watts (W), ela resulta do produto entre força e velocidade de movimento. A relação entre força e velocidade é inversamente proporcional: quanto maior a força gerada, menor a velocidade de contração muscular, e vice-versa. Assim, tanto cargas muito leves quanto excessivamente pesadas podem resultar em baixa potência, por não reunirem simultaneamente valores altos de força e de velocidade.

Fonte: MATSUO, A. R.; BRANCO, B. H. M.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física Escolar. Maringá: Unicesumar, 2025.

Com base nos fundamentos fisiológicos da potência muscular, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – Cargas muito leves resultam em máxima potência, pois permitem contrações em altíssima velocidade.
Alternativa 2 – A potência é diretamente proporcional à força aplicada, sendo a velocidade de movimento um fator secundário.
Alternativa 3 – A potência muscular é expressa em Joules, pois representa unicamente o trabalho realizado em determinada distância.
Alternativa 4 – A potência é otimizada quando se encontra um equilíbrio entre a força aplicada e a velocidade de movimento, respeitando a relação força-velocidade.
Alternativa 5 – A potência muscular é maior quando se utilizam cargas extremas, próximas da força máxima absoluta, independentemente da velocidade de execução.

QUESTÃO 3

Considere o seguinte cenário: em uma turma de 30 alunos, 18 apresentaram bom desempenho em um teste de resistência aeróbica, oito apresentaram desempenho mediano e quatro tiveram baixo desempenho. O professor deseja identificar a média da turma e planejar intervenções a partir desses dados.

Fonte: MATSUO, A. R. et al. Medidas e Avaliação em Educação Física Escolar. Maringá: Unicesumar, 2025.

​Qual estratégia estatística inicial o professor pode utilizar para compreender o desempenho médio da turma?

Alternativas
Alternativa 1 – Mediana, pois indica o valor mais frequente.
Alternativa 2 – Média, pois fornece uma visão geral do rendimento da turma.
Alternativa 3 – Índice de massa corporal, pois revela dados antropométricos.
Alternativa 4 – Moda, pois mostra a média aritmética entre todos os desempenhos.
Alternativa 5 – Desvio padrão, pois mostra a relação entre alunos e frequência cardíaca.

QUESTÃO 4

Os testes motores e de aptidão física devem ser adaptados às faixas etárias, respeitando a maturação biológica dos estudantes. O uso de protocolos inadequados pode gerar resultados distorcidos e desestímulo à prática da atividade física.

Fonte: MATSUO, A. R.; BRANCO, B. H. M.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física Escolar. Maringá: Unicesumar, 2025.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

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