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QUESTÃO 1
Em nosso material didático, destacou-se a impossibilidade de se pensar a educação sem pensar a educação do corpo. A educação do corpo trata-se de toda e qualquer atenção que é dada à movimentação, ao asseio, à aparência, aos gestos e aos olhares que são trocados no meio escolar e fora dele. A educação corporal acontece durante todo o tempo de nossa vida, em todas as nossas relações com as pessoas e, obviamente, essa educação não ficaria de afastado das estruturas educacionais formais.
Fonte: JUNIOR, Carlos H. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando a discussão estabelecida sobre a educação corporal na escola, analise as afirmativas a seguir:
I. Crianças e adolescentes, em diferentes países, sofrem consequências negativas para o seu desenvolvimento devido ao sedentarismo e à qualidade sofrível de suas refeições.
II. Ao querer melhorar os índices corporais variados, obtém-se uma educação relativa ao modo como essas crianças e adolescentes se veem, como veem os outros e passam a compreender nessas relações a importância do corpo.
III. Análises que buscam definir características sociocognitivas das crianças e de jovens, visando escolher os melhores procedimentos metodológicos. Ou seja, conhecendo mais as crianças e jovens com quem trabalharei, poderei preparar minhas aulas de um modo mais competente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III.
QUESTÃO 2
Durante o estudo, num contexto educacional mais amplo, percebemos que as décadas de 80 e 90 foram cruciais para a educação física. Fruto de longa tradição que evidenciou que a presença da educação física na escola era incômoda tanto para a escola como para aqueles que lidavam com a educação física, a “crise da educação física” lidou com a possibilidade de superar esse mútuo desajeito.
Fonte: HEROLD JUNIOR, Carlos. Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil. Maringá PR.:Unicesumar, 2018 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e a trajetória histórica da educação física, avalie as afirmações a seguir:
I. Em sua trajetória, a educação física nunca ganhou espaço no ambiente escolar e isso está longe de acontecer.
II. No conjunto dessas inquietações, os professores de educação física pouco ou quase nada se esforçaram para participar de um modo mais pleno dos planejamentos educacionais e dos processos de gestão das instituições em que atuavam.
III. A saída buscada a partir de muitos debates e com o doloroso exercício de constatar uma história plena de relações sociais e políticas de um campo profissional, dadas a conhecer por meio de livros e análises de diferentes ordens, foi a construção de “tendências” que buscaram construir a “legitimidade pedagógica” da educação física.
IV. Em sua trajetória, a educação física enfrentou uma luta que se deu junto aos demais professores, do mesmo modo que junto aos pais e alunos, com a intenção de mostrar que a educação física na escola deveria ser ensinada, aprendida, avaliada e respeitada por todos envolvidos no mundo escolar pela importância do conhecimento por ela a ser transmitido.
V. Ao longo da história, nessa construção, buscou-se evidenciar que a educação física era tão importante quanto os demais componentes curriculares, da mesma maneira que os professores de educação física estavam imbuídos das mesmas responsabilidades e condições pedagógico-profissionais para a realização dos objetivos educacionais propostos para a educação básica brasileira.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV.
Alternativa 2 – I, II e III.
Alternativa 3 – I, II e V.
Alternativa 4 – III, IV e V.
Alternativa 5 – II, III, IV e V.
QUESTÃO 3
A relação entre o conhecimento teórico e o conhecimento prático ainda é vista como um campo de tensões. Nele, esses profissionais são divididos entre duas categorias, posicionadas a partir daquilo que, concretamente, fazem no mundo educacional. À divisão que opõe teóricos, de um lado, e os práticos, de outro.
Fonte: HEROLD JUNIOR, C. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá: Unicesumar, 2018.
Sobre a relação entre teoria e prática, avalie as afirmativas a seguir com (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas:
I. A relação entre teoria e prática é uma das principais características da problemática educacional.
II. Existe uma compreensão errônea de que aquilo que se propõe no campo teórico não dá conta de atender às exigências da prática profissional.
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