📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 3 – Empreendedorismo – 52/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 3 – EMPREENDEDORISMO – 52/2025

QUESTÃO 1
Uma oportunidade pode ocorrer quando há um ambiente propício para o desenvolvimento de mudança social, regulamentar, econômica e tecnológica. Com isso, o aumento da renda da população, por exemplo, pode influenciar na construção de um cenário ótimo para criar novos produtos, serviços, matérias-primas, métodos de produção e formas de organização.

MIYATAKE, Anderson Katsumi; MAZZEI, Bianca Burdini; PARDO, Paulo. Empreendedorismo. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.

Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Uma oportunidade pode ser entendida como a forma de realização do empreendedorismo, isto é, o empreendedorismo ocorre quando o empreendedor consegue vislumbrar uma oportunidade e por meio dela criar um negócio rentável, tornando-se possível em função das possibilidades de fazer algo inédito.

PORQUE

II. As novas empresas costumam ser baseadas em uma ideia de negócio, que normalmente surge em função de uma oportunidade identificada no mercado.

A respeito das asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

QUESTÃO 2
Empreender não significa apenas abrir um negócio ou uma empresa. Uma pessoa também pode empreender dentro de uma empresa que já existe, é o chamado empreendedor corporativo ou intraempreendedor. É o indivíduo que não é o proprietário do negócio, mas aquele que contribui para o crescimento do negócio com ideias e atitudes.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Um intraempreendedor é a pessoa que encontra oportunidades de empreender e inovar dentro da empresa em que trabalha. Com o apoio dos gestores da empresa, essa pessoa pode criar novos modos de trabalho, novos processos e produtos ou serviços.

PORQUE

II. A ideia é que os colaboradores tenham liberdade para inovar e experimentar, e que ajam como se a empresa fosse deles, de maneira proativa, criativa e inovadora. Isto é, como empreendedores.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 3
A ferramenta Business Model Canvas (BMC) permite que empreendedores visualizem e testem modelos de negócio de forma dinâmica. Conforme Osterwalder e Pigneur (2011), sua eficácia está na interação entre os nove blocos componentes, que devem ser constantemente revisados em ambientes voláteis.

Fonte: MIYATAKE, A. K.; MAZZEI, B. B.; PARDO, P. Empreendedorismo. Maringá: UniCesumar, 2020.

Uma edtech de programação para crianças precisa se adaptar à redução de investimentos em educação. Com base nas estratégias a seguir à luz dos componentes do BMC, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – Tratar a “Estrutura de Custos” como imutável, mesmo com a necessidade de otimizar recursos.
Alternativa 2 – Concentrar todos os “Canais” na venda direta via site, eliminando parcerias com redes de ensino.
Alternativa 3 – Considerar as “Fontes de Receita” como fixas, sem explorar modelos freemium ou patrocínios corporativos.
Alternativa 4 – Manter os “Segmentos de Clientes” originais (classes A/B), ignorando a queda no poder de compra dessas famílias.
Alternativa 5 – Reposicionar a “Proposta de Valor” para escolas públicas, oferecendo pacotes institucionais com foco no desenvolvimento de habilidades digitais na base curricular.

QUESTÃO 4
Reconhecer limitações e buscar ajuda especializada é uma das grandes virtudes que um empreendedor deve ter. Ninguém sabe de tudo e nem precisa ser assim, é importante recorrer a pessoas especializadas que podem dar esse suporte para que o empreendimento possa ser competitivo. É com esse tipo de pensamento que indivíduos procuram as incubadoras e as aceleradoras para que possam aproveitar oportunidades de crescimento.

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!