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QUESTÃO 1
A Hidrostática é a parte da Física que estuda os líquidos em equilíbrio. Por conta da interação constante entre líquidos e gases, em particular com os gases da atmosfera, tópicos como pressão e densidade são essenciais.
Fonte: ANDRADE, L. R. A. Física geral e experimental I. Maringá: UniCesumar, 2019. p. 282
Um engenheiro naval está projetando um submarino para operações em diferentes profundidades do oceano. Durante os testes, ele observa o comportamento do submarino em relação às variações de pressão e profundidade. Com base nas teorias de Princípio de Arquimedes, Teorema de Stevin e Experiência de Torricelli, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – O submarino afundará mais facilmente em regiões de maior pressão, de acordo com o Princípio de Arquimedes.
Alternativa 2 – O submarino experimentará maior pressão em maiores profundidades, conforme indicado pelo Teorema de Stevin.
Alternativa 3 – O submarino terá menor flutuabilidade em regiões com pressão atmosférica elevada, contrariando o Teorema de Stevin.
Alternativa 4 – A quantidade de água deslocada pelo submarino será maior em maiores profundidades, conforme o Princípio de Arquimedes.
Alternativa 5 – A velocidade de ascensão ou descida do submarino será afetada pela densidade da água, seguindo a Experiência de Torricelli.
QUESTÃO 2
A primeira Lei de Newton ou o Princípio da Inércia é: “tendência de se manter em repouso ou em movimento retilíneo uniforme é chamada de inércia. Por isso, quando um corpo está a certa velocidade, pode-se dizer que sua tendência é continuar com ela, por inércia”.
Fonte: ANDRADE, L. R. A. Física geral e experimental I. Maringá: UniCesumar, 2019. p. 81 e 214.
Já para o entendimento da terceira Lei de Newton, considere a seguinte situação: Dois corpos, A e B, estão inicialmente em repouso em uma superfície sem atrito. O corpo A, com massa 2 kg, exerce uma força constante F sobre o corpo B, com massa 10 kg. De acordo com a Terceira Lei de Newton, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – A aceleração de B é igual à aceleração de A.
Alternativa 2 – A aceleração de A é menor que a aceleração de B.
Alternativa 3 – A força exercida por A sobre B é igual à força exercida por B sobre A.
Alternativa 4 – A força exercida por B sobre A é menor que a força exercida por A sobre B.
Alternativa 5 – A força exercida por A sobre B é maior do que a força exercida por B sobre A.
QUESTÃO 3
Vamos aplicar o método da decomposição dos movimentos em dois eixos convenientemente escolhidos para descrever o lançamento oblíquo. O par de eixo mais conveniente – mas não obrigatório – é constituído por um eixo vertical e outro horizontal. A razão disso é que na horizontal não há força agindo e, portanto, o movimento nessa direção é uniforme, enquanto na vertical só o peso age e, em consequência, nessa direção, o movimento é uniformemente variado com aceleração igual a g.
ANDRADE, Luís Ricardo Arruda de. Física Geral e Experimental I. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019.
Uma bala de canhão é atirada com 30° em relação ao solo a uma velocidade de 300 m/s. Considerando g=9,8 m/s², assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O tempo para atingir o alvo é de 15,3 s.
Alternativa 2 – O tempo para atingir o alvo é de 25,52 s.
Alternativa 3 – O tempo para atingir a altura máxima é de 10 s.
Alternativa 4 – O alvo está localizado a 5,83 km do local do disparo.
Alternativa 5 – O alvo está localizado a 7,95 km do local do disparo.
QUESTÃO 4
Dois aviões Boeing 737 MAX 8 tiveram acidentes que resultaram na morte de todos a bordo. As autoridades ainda estão apurando as causas, mas a semelhança entre os dois incidentes e as “falhas técnicas” no primeiro fizeram com que as atenções se voltassem à segurança do software da aeronave. O software de controle de voo é um sistema chamado de Sistema de Aumento de Características de Manobras (MCAS). De acordo com a Boeing, o software “não controla a aeronave em voos normais”, mas “melhora parte de seu comportamento em condições operacionais não normais”. Por causa do posicionamento dos motores nas asas – mais alto e distante da fuselagem – o modelo teria uma tendência a se inclinar para o alto sob determinadas condições, aumentando as chances de uma estolagem (ou perda de sustentação aerodinâmica) da aeronave.
Fonte: Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/intern… Acesso em: 05/04/2019 (Adaptado).
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