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Atividade 3 – Estudo Contemporâneo e Transversal: Autonomia Intelectual, Relação de Consumo e Sustentabilidade – 53/2025

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ATIVIDADE 3 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DIFERENTES CULTURAS – 53/2025

QUESTÃO 1
O modo de produção capitalista veio corroborar a visão liberal, dando subsídios para se acreditar que é apenas o mérito, a livre iniciativa e o esforço, o caminho para se alcançar uma boa situação econômica e social. Como indicamos no início, na outra ponta dessa discussão, temos uma perspectiva tida como mais progressista. Seja de cunho plenamente socialista, seja em uma vertente menos radical, a noção de luta de classes é o oposto teórico da chamada meritocracia defendida pelo liberalismo clássico e o neoliberalismo.

Fonte: NETTO, Alfredo Pieritz; LOPES, Guilherme Augusto Hilário. Estudo Contemporâneo e Transversal: Autonomia Intelectual, Relação de Consumo e Sustentabilidade. Florianópolis: Arqué, 2024.

Considerando o texto na íntegra, analise as alternativas a seguir e assinale a que descreve corretamente, quem aderiu a essa perspectiva.

Alternativas
Alternativa 1 – Nenhum país aderiu a essa perspectiva.
Alternativa 2 – Somente um país aderiu a essa perspectiva.
Alternativa 3 – Vários países da América latina aderiram a essa perspectiva.
Alternativa 4 – Apenas países com economias emergentes aderiram a essa perspectiva.
Alternativa 5 – Apenas países com economias desenvolvidas aderiram a essa perspectiva.

QUESTÃO 2
Entre essas ações, podemos salientar as chamadas “políticas afirmativas”, programas, ações e projetos do poder público, que visam estabelecer uma igualdade e uma justiça social para grupos menos favorecidos ou marginalizados. Podemos citar as cotas raciais, os auxílios sociais que visam prover uma melhor distribuição de renda, bolsas de estudos e financiamento estudantil, entre vários outros. O viver e o conviver em sociedade não estão margeados apenas pelos aspectos políticos e jurídicos, mas também por processos de empatia, reconhecimento e cuidado.

Fonte: NETTO, Alfredo Pieritz; LOPES, Guilherme Augusto Hilário. Estudo Contemporâneo e Transversal: Autonomia Intelectual, Relação de Consumo e Sustentabilidade. Florianópolis: Arqué, 2024.

Considerando o texto na íntegra, analise as asserções a seguir e assinale a que descreve corretamente.

I. As políticas afirmativas são ineficazes e nunca contribuem para a justiça social.

II. Os grupos mais favorecidos são os principais beneficiários das políticas afirmativas.

III. Segundo o texto, a vida em sociedade é governada apenas por aspectos políticos e jurídicos, sem consideração por processos de empatia, reconhecimento e cuidado.

IV. As políticas afirmativas, como cotas raciais e auxílios sociais, são estratégias do poder público para promover igualdade e justiça social para grupos menos favorecidos ou marginalizados.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1 – IV, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

QUESTÃO 3
A equidade deve ser entendida como uma condição necessária para se arrefecer os desdobramentos da “questão social”, inibindo, assim, o desarranjo social que poderia advir de uma desigualdade extrema. Para tentarmos ilustrar, de maneira interpretativa, a diferença entre justiça e equidade, podemos pensar na seguinte situação: imagine um grupo com cinco pessoas, o qual recebe um bolo para ser dividido entre essas pessoas. Se dividirmos o bolo em dez pedaços iguais e dermos dois para cada pessoa, estaremos sendo justos, dentro de uma visão normativa e universal de justiça igualitária.

Fonte: NETTO, Alfredo Pieritz; LOPES, Guilherme Augusto Hilário. Estudo Contemporâneo e Transversal: Autonomia Intelectual, Relação de Consumo e Sustentabilidade. Florianópolis: Arqué, 2024.

Considerando o texto na íntegra, analise as alternativas a seguir e assinale a que descreve corretamente sobre a justiça.

Alternativas
Alternativa 1 – A equidade promove o desarranjo social resultante de uma desigualdade extrema.
Alternativa 2 – A justiça significa tratar cada indivíduo de acordo com suas necessidades específicas.
Alternativa 3 – A equidade é a prática de tratar todos igualmente, independentemente de suas necessidades individuais.
Alternativa 4 – Justiça refere-se ao tratamento igualitário, onde todos recebem o mesmo, independentemente de suas necessidades individuais.
Alternativa 5 – Justiça e equidade são sinônimos e têm o mesmo significado, ambos se referem ao tratamento igualitário de todas as pessoas, independentemente de suas necessidades individuais.

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