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Atividade 3 – Estudo Contemporâneo e Transversal: Leitura de Imagens, Gráficos e Mapas – 53/2025

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ATIVIDADE 3 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MAPAS – 53/2025

QUESTÃO 1

Para facilitar a representação cartográfica, foi criado um sistema de símbolos conhecidos como convenções cartográficas. Os símbolos foram escolhidos de forma a conter um certo grau de compreensão e intuição de seu significado, possibilitando a leitura da informação contida no mapa por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo.

Fonte: adaptado de PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Para que um mapa seja simples de ler e compreender, é necessário analisar as convenções cartográficas como os títulos ou nome dos mapas, as legendas, as escalas cartográficas e a temática de que trata sua representatividade.

PORQUE

II. No momento da leitura e interpretação, é importante ficar atento aos símbolos utilizados na legenda dos mapas. Uma característica muito importante nos mapas é que os símbolos, as cores, as escalas, a espessura das linhas e demais elementos constitutivos respeitam uma norma mundial determinada pela Federação Internacional de Orientação.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 2

A escolha de elementos visuais em uma imagem publicitária não é aleatória; ela é cuidadosamente elaborada para transmitir uma mensagem específica. Segundo Kress e Van Leeuwen (2001), o design visual de uma imagem deve considerar seu público-alvo e o impacto emocional desejado. A comunicação visual é um sistema multimodal que utiliza texto e imagem para criar um sentido coeso, muitas vezes apelando para questões estéticas e emocionais.

Fontes: KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse – The modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.

Com base no texto, analise a imagem a seguir:

Fonte: DIAS, A. M.; CASSIANO, C. M. A imagem da mulher na propaganda da Avon. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33., 2010, Caxias do Sul–SP. Anais […]. Caxias do Sul–SP: Intercom, 2010.

​Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A imagem da propaganda “Renew Clinical” reforça a ideia de que o produto ajuda a manter uma pele jovem e saudável.

PORQUE

II. A propaganda utiliza o rosto impecável da modelo e cores neutras para criar uma associação de saúde e eficácia, além de reforçar a credibilidade do produto.

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 3

Os gráficos são estruturas visuais que representam informações. Isso é feito usando desenhos, símbolos e formas que carregam significados. Os gráficos estão mais presentes no nosso dia a dia do que imaginamos. Principalmente nos meios de comunicação e mídias sociais. Isso porque o objetivo dos gráficos é destacar os dados mais importantes em uma linguagem de fácil compreensão. Ele também costuma ser usado para “cruzar informações”, ou seja, indicar coisas que se completam e dependem uma da outra. Assim, os gráficos costumam ser usados em análises de situações para mostrar desempenhos, crescimentos e quedas.

Fonte: adaptado de MARTINELLI, M. Mapas, gráficos e redes: elabore você mesmo. São Paulo: Oficina de Textos, 2014.

Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O gráfico de dispersão é mais comum na medição de termos especificamente estatísticos e até em jogos de videogames, on-line ou do tipo RPG.

PORQUE

II. No gráfico de dispersão, quanto mais perto da linha os pontos estiverem, maior é a intensidade da correlação existente entre as variáveis observadas.

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas

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