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Atividade 3 – Estudo Contemporâneo e Transversal: Relações Étnico-raciais e Diferentes Culturas – 53/2025

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ATIVIDADE 3 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DIFERENTES CULTURAS – 53/2025

QUESTÃO 1
Em estudos sobre a filosofia existencialista, frequentemente se discute a natureza inelutável da escolha humana, conforme articulado por pensadores, como Jean-Paul Sartre, que postulou a impossibilidade de não escolher, pois mesmo a inação constitui uma decisão. Essa perspectiva filosófica encontra eco em grandes obras literárias, como “A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca”, de William Shakespeare, em que o protagonista enfrenta um dilema central que define sua existência

Fonte: adaptado de: SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo é um Humanismo. [S. l.: s. n.], 1973

Diante desse panorama, assinale a alternativa que melhor estabelece a conexão entre o dilema de Hamlet e os princípios fundamentais do existencialismo:

Alternativas
Alternativa 1 – A hesitação de Hamlet em agir demonstra que, para o existencialismo, a verdadeira liberdade reside em adiar decisões indefinidamente
Alternativa 2 – A relação de Hamlet com Ofélia mostra que o existencialismo valoriza as emoções acima da razão, tornando as escolhas pessoais meramente impulsivas
Alternativa 3 – A vingança de Hamlet, ao final da peça, prova que as escolhas existencialistas são sempre guiadas por um destino predeterminado, invalidando a noção de livre-arbítrio
Alternativa 4 – A loucura simulada de Hamlet reflete o aspecto do existencialismo que sugere que a consciência humana é fundamentalmente absurda e irracional, sem qualquer propósito subjacente
Alternativa 5 – O dilema de Hamlet, de “ser ou não ser”, ilustra a ideia existencialista de que os indivíduos são compelidos a fazer escolhas, e mesmo a inação é uma forma de escolha que define a existência

QUESTÃO 2
Os indivíduos são intrinsecamente ligados a estruturas sociais, que não apenas influenciam suas interações, mas também desempenham um papel fundamental na formação de sua identidade e na transmissão de valores e conhecimentos

Fonte: adaptado de: PEREIRA, C. Dinâmicas Sociais e o Indivíduo. São Paulo: Editora Saber, 2021

Considerando as definições de comunidade e sociedade apresentadas no texto e a importância da socialização na formação do indivíduo, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – Roque de Barros Laraia defende que o homem é um resultado inato do meio, e o processo educacional não possui papel significativo na sua socialização
Alternativa 2 – A comunidade se distingue pela competição e individualismo, enquanto a sociedade se caracteriza por vínculos sólidos e cooperação entre seus membros
Alternativa 3 – A comunidade e a sociedade são estruturas sociais idênticas, caracterizadas pela busca do bem-estar coletivo e pela impessoalidade nas interações, respectivamente.
Alternativa 4 – A identidade individual é construída exclusivamente por fatores intrínsecos, sendo a interação social com os outros um elemento secundário e irrelevante para a diferenciação entre o eu e o outro.
Alternativa 5 – O processo educacional, formal ou informal, é fundamental na formação das pessoas, pois, como afirma Immanuel Kant, “o homem é aquilo que a educação faz dele”, permitindo a emancipação e a construção da identidade.

QUESTÃO 3
A complexidade do ser humano não pode ser compreendida isoladamente, mas como um entrelaçamento de diversas dimensões que moldam a identidade e a interação com o mundo

Fonte: adaptado de: FERNANDES, M. Introdução aos Estudos Culturais. Rio de Janeiro: Editora Horizonte, 2022

Com base nas informações apresentadas no texto e considerando a perspectiva antropológica, assinale a alternativa que melhor descreve a natureza do ser humano e o papel da cultura em sua constituição:

Alternativas
Alternativa 1 – O ser humano é primariamente um ser biológico, e a cultura é um fator secundário que apenas influencia superficialmente seus padrões de comportamento inatos
Alternativa 2 – A antropologia, ao estudar o “outro”, busca julgar as culturas diferentes com base nos padrões da própria sociedade, a fim de identificar comportamentos universais
Alternativa 3 – Edward Tylor consolidou o conceito de “Culture” para representar apenas os aspectos materiais de uma comunidade, desconsiderando conhecimentos, crenças e costumes
Alternativa 4 – A natureza humana é definida exclusivamente por fatores psicológicos, sendo a linguagem elaborada e a cognição os únicos elementos que nos diferenciam das outras espécies
Alternativa 5 – Somos seres biopsicossocioculturais, o que significa que nossa identidade e comportamento são moldados por uma complexa interseção de fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais, sendo a cultura criada e transmitida entre gerações

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