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1ª QUESTÃO
Dentre as espécies presentes no planeta Terra, os seres humanos (Homo sapiens sapiens) se destacam em função de sua capacidade de transformação do ambiente. Tal fato não significa que as demais espécies aqui presentes não sejam providas de intelecto e que não sejam capazes de realizar alterações no ambiente e em seus habitats, porém, o ser humano, em uma perspectiva evolutiva, apresentou características e habilidades que favoreceram seu pleno desenvolvimento e sua capacidade de adaptação.
PISANO, Gustavo Affonso. Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Formação Sociocultural e Ética II. Unicesumar: Maringá, 2024.
A partir dos conhecimentos apresentados no Livro Digital, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
Aos seres irracionais restou a capacidade de análise do ambiente a sua volta e sua capacidade de modificá-lo.
O texto assevera que a separação da condição animal do homem ocorreu em função do domínio do fogo e invenção da roda.
Outras espécies do planeta Terra são desprovidas de inteligência e que não sejam incapazes de realizar alterações tanto no ambiente quanto nos habitats.
O homem apresenta características que os tornam únicos como crer em algo, ter consciência da própria morte e consciência da razão e moral, por exemplo.
O texto demonstra que tanto seres humanos quanto animais apresentam características idênticas que os tornam únicos, como capacidade de aprendizagem, adaptabilidade, cultura e sociedade.
2ª QUESTÃO
O valor que se dá ao meio ambiente, não só enquanto habitat ou nicho ecológico de atuação, é o que recai sobre a sociedade em termos de responsabilidade quanto à preservação, conservação e utilização consciente. Passamos a inferir e compreender que dependemos diretamente do meio, uma vez que tudo o que nos cerca é considerado parte fundamental e componente do meio ambiente.
MATEUS, Gustavo A. P. Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Formação Sociocultural e Ética II. UniCesumar: Maringá, 2024. (adaptado).
Com base no texto e na Unidade 3 do Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Investir tempo e recurso público em prol das causas ambientais e socioculturais reflete falta de ética para com os cidadãos que pagam em dia seus impostos, sem danificar o meio ambiente.
PORQUE
II. O debate com a temática do meio ambiente e desenvolvimento sustentável é nocivo e atrapalha a coletividade, pois não se caracteriza como sendo uma necessidade do desenvolvimento socioeconômico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
3ª QUESTÃO
O meio ambiente é um conceito que tem evoluído ao longo do tempo, refletindo a complexidade das interações entre a humanidade e o planeta. A conscientização sobre a importância da sustentabilidade e a preservação ambiental ganhou destaque com publicações influentes como o relatório “Os limites do crescimento” e foi posteriormente reforçada por legislações e emendas constitucionais.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando o conceito de meio ambiente apresentado e as discussões históricas sobre o tema apresentados na Unidade 3 do Livro Digital, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A Constituição Federal de 1988 ampliou o conceito de meio ambiente, incluindo aspectos relacionados ao trabalho e aos direitos trabalhistas.
II. A definição legal de meio ambiente no Brasil, conforme a Lei n.º 6.938/81, é restrita a elementos naturais, excluindo qualquer influência antrópica.
III. O relatório “Os limites do crescimento” teve um papel crucial na conscientização ambiental global, apesar de suas recomendações não serem totalmente aplicáveis a países em desenvolvimento como o Brasil.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
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