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Atividade 3 – Fundamentos do Marketing – 53/2025

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ATIVIDADE 3 – FUNDAMENTOS DE MARKETING – 53/2025

QUESTÃO 1
Os custos de um produto e/ou serviço não envolvem apenas o valor financeiro que está sendo pago por ele, mas também, outros fatores que podem estar relacionados a situações temporais, psicológicas e físicas. Tais fatores devem ser conhecidos pelas organizações, pois, ao analisarem e escolherem um determinado produto e/ou serviço para a compra e consumo, os consumidores consideram seus custos, e que, são definidos como: (1) Custo Monetário, (2) Custo Temporal, (3) Custo Psicológico e (4) Custo Comportamental (Vieira; Blanco, 2023).

Fonte: ​VIEIRA, M. C.; BLANCO, T. H. M. Fundamentos do Marketing. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. Reimpresso em 2023.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas quanto ao Custo Psicológico.

I. O Custo Psicológico envolve incertezas, tensões e uma energia mental na realização de uma compra pelo consumidor.

PORQUE

II. É o momento em que o consumidor gasta seu tempo e espera para adquirir um determinado produto e/ou serviço, podendo ter dinheiro, mas não ter tempo para comprar, o que pode alterar o seu psicológico e emocional.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 2
A Logística Reversa (LR) pode ser definida como a área da Logística Empresarial responsável pelo planejamento, operação e controle dos fluxos reversos de matérias-primas, estoques de processo, produtos acabados e as respectivas informações desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o propósito de recapturar valor ou adequar seu destino, podendo gerar diversos benefícios que originam ganhos de competitividade e se refletem nas esferas econômica, social e ambiental.

Fonte: HERNÁNDEZ, C. T.; MARINS, F. A. S.; CASTRO, R. C. Modelo de Gerenciamento da Logística Reversa. Gestão de Produtos, v. 19, n. 3, p. 445-456, 2012.

A Respeito da gestão estratégica, que trabalha com a gestão de marcas (branding) a literatura ressalta que uma marca sólida se sobressai em um mercado saturado. As pessoas desenvolvem uma conexão emocional com as marcas, confiam nelas e reconhecem sua excelência.

A partir das informações apresentadas no texto, sobre a importância e a influencia das marcas, avalie as afirmações abaixo.

I. O consumidor avalia um produto idêntico de forma diferente, dependendo de como sua marca é estabelecida.

II. A marca indica a origem ou o fabricante de um produto, permitindo que os consumidores associem a responsabilidade pelo seu desempenho a um determinado fabricante ou distribuidor.

III. Os critérios para escolher os elementos da marca são definidos como memorabilidade, significância, atratividade, transferibilidade, adaptabilidade e proteção.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.

QUESTÃO 3
As principais atividades que uma empresa precisa para sobreviver, ainda segundo Kotler e Clarke, poderiam ser resumidas pela sua espinha dorsal: compras, produção e vendas. O exercício dessas atividades guarda estreita relação com a imagem da organização, tanto numa relação ativa quanto passiva, isto é, o sucesso ou o fracasso depende dessa imagem e também contribui para construí-la. Especificamente do ponto de vista do cliente, os bens ou serviços serão mais bem aceitos ou não em função do prestígio da organização, ao mesmo tempo em que esta relação se realimentará de acordo com a satisfação proporcionada pelo produto. A função que constrói o elo entre o consumidor e a organização, em todas as suas dimensões, em sentido amplo é o marketing.

Fonte: ROSALY, R.; ZUCCHI, P. O Marketing na área da saúde. Revista de Administração Pública, v. 38, n. 5, p. 711-728, 2004.

Em relação ao tema canais de distribuição, a função deste é atingir novos públicos ou aumentar a distribuição já existente. A empresa pode contar com intermediários que visam desempenhar um papel de apoio nas atividades empresariais em relação ao cliente.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

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