📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 3 – GEO – Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Geografia – 53/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 3 – GEO – TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA – 53/2025

QUESTÃO 1

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) são fundamentais para alcançar os objetivos da educação geográfica propostos pela BNCC. Essas tecnologias podem ser utilizadas de diversas maneiras pelo docente para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.

Elaborada pelo professor, 2024.

Considerando essas afirmações, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.

I – O desenvolvimento de conteúdos digitais deve ser feito exclusivamente pelo professor, sem a colaboração dos alunos, para garantir a precisão e a qualidade das informações, assim, a utilização de computadores e smartphones em sala de aula deve ser restrita para evitar distrações, sem integrar esses dispositivos nas atividades de ensino-aprendizagem.

PORQUE

II – As TDICs podem ser usadas de várias maneiras pelo docente como para dar suporte a outros recursos, gerir aulas e atividades, promover interação com os discentes, compartilhar materiais de estudo, desenvolver conteúdos e recursos, e apresentar e problematizar situações geográficas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.

QUESTÃO 2

A Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) podem transformar o ensino de Geografia, proporcionando experiências imersivas e interativas que ampliam a compreensão dos alunos sobre o espaço geográfico e fenômenos naturais e sociais.

Elaborada pelo professor, 2024.

Considerando isso, avalie as afirmações a seguir.

I – A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada podem ser utilizadas para criar experiências de aprendizado colaborativas, onde os alunos trabalham juntos em projetos geográficos, explorando diferentes aspectos de um fenômeno.

II – A Realidade Aumentada não é eficaz para a visualização de dados geográficos em tempo real, sendo mais adequada apenas para jogos e entretenimento.

III – A Realidade Virtual permite que os alunos explorem de maneira imersiva ambientes geográficos tridimensionais, como florestas, cidades e oceanos, facilitando a compreensão de processos espaciais e ambientais complexos.

É correto o que se afirme em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.

QUESTÃO 3

A adoção de tecnologias como a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) no ensino de Geografia tem o potencial de revolucionar a maneira como os alunos interagem com os conteúdos geográficos. Com base nisso, avalie as asserções a seguir sobre os possíveis usos dessas tecnologias em sala.

Elaborada pelo professor, 2024.

I – A Realidade Virtual permite a criação de simulações detalhadas de desastres naturais, como terremotos e tsunamis, proporcionando uma compreensão prática e visual dos seus impactos.

PORQUE

II – A Realidade Aumentada permite sobrepor informações geográficas digitais ao ambiente físico, facilitando a visualização de dados em tempo real, como mapas interativos, topografia e mudanças ambientais, promovendo um aprendizado mais engajador e interativo no ensino de Geografia.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

QUESTÃO 4

Para Wiley (2000), os Objetos de Aprendizagem (OA) são um resultado das inovações tecnológicas que afetam o modo como vivemos, uma vez que essas mudanças também afetam a forma como os materiais educacionais são projetados, desenvolvidos e utilizados por quem deseja aprender. Aguiar e Flôres (2014) ressaltam que, ao escolher um OA, o professor deve avaliar cautelosamente alguns aspectos relevantes para o uso adequado, tais como linguagem apropriada para a idade dos alunos, abordagem de conceitos, veracidade e atualização das informações.

​OLIVEIRA, Tais Pires. Prática de Ensino: Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Geografia. Indaial, SC: Arqué, 2023. 180p.

Com base nessa compreensão, analise as afirmações a seguir sobre os objetos de aprendizagem:

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!