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Atividade 3 – Gestão da Qualidade – TI – 54/2025

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ATIVIDADE 3 – GESTÃO DA QUALIDADE – TI – 54/2025

QUESTÃO 1
Com a maior complexidade dos sistemas de software a cada dia se torna mais importante e reconhecida a necessidade da utilização de testes para assegurar a qualidade do produto de software. Um dos testes que têm sido muito utilizados pelas organizações da indústria de software, diz respeito ao teste de stress. Nesse cenário, assinale a alternativa que melhor descreve o objetivo do teste de stress:

Alternativas
Alternativa 1 – Verificar mudanças de ambiente.
Alternativa 2 – Verificar o grande número de processos.
Alternativa 3 – Verificar as condições de uso do software.
Alternativa 4 – Verificar a resistência do software a falhas.
Alternativa 5 – Verificar se o software foi instalado como planejado.

QUESTÃO 2
Para que um projeto obtenha qualidade se fazem necessários os processos de gerenciamento de qualidade do projeto. Nesse sentido, existem três processos: planejar o gerenciamento da qualidade, realizar a garantia da qualidade e controlar a qualidade. No entanto tais processos possuem apenas um objetivo em comum.

XAVIER, Joice Adriana. Gestão da Qualidade – TI. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.

Sob essa perspectiva, assinale a alternativa que melhor corresponde ao objetivo do processo de gerenciamento de qualidade:

Alternativas
Alternativa 1 – Elucidar o planejamento com qualidade.
Alternativa 2 – Refinar o planejamento feito na iniciação com o nível de detalhe necessário.
Alternativa 3 – Identificar o planejamento com diferentes detalhes.
Alternativa 4 – Elaborar o planejamento com os stakeholders.
Alternativa 5 – Realizar o planejamento com o gerente de projetos.

QUESTÃO 3
Dentro do contexto dos processos do gerenciamento da qualidade do projeto, a etapa de “Realizar a garantia da qualidade” desempenha um papel crucial na implementação das atividades planejadas para garantir que os padrões de qualidade sejam atendidos. A principal finalidade dessa fase é realizar revisões, auditorias e outras atividades de garantia da qualidade para garantir que o projeto esteja aderindo aos padrões estabelecidos (RODRIGUES, 2023).

​Fonte: RODRIGUES, A. J. Um estudo de caso sobre a Semana das Engenharias de Russas (SER) com a aplicação da gestão de projetos. 2023.

Sob esse cenário, qual é o principal objetivo dessa fase e como ela se diferencia do processo de “Controlar a qualidade”?

Alternativas
Alternativa 1 – Não há diferença significativa entre os dois processos; eles são intercambiáveis na prática de gerenciamento da qualidade.
Alternativa 2 – Ambos os processos têm o mesmo objetivo, mas “Realizar a garantia da qualidade” ocorre antes de “Controlar a qualidade”.
Alternativa 3 – “Controlar a qualidade” realiza auditorias nos requisitos da qualidade, enquanto “Realizar a garantia da qualidade” avalia a performance do projeto.
Alternativa 4 – “Controlar a qualidade” monitora a performance do projeto, enquanto “Realizar a garantia da qualidade” avalia a conformidade com os padrões.
Alternativa 5 – Realizar a garantia da qualidade” monitora a execução das atividades de qualidade, enquanto “Controlar a qualidade” foca na certificação dos padrões da qualidade.

QUESTÃO 4
Em um contexto organizacional, a implementação de práticas de garantia e controle da qualidade é determinante para o sucesso de projetos de software, considerando a crescente complexidade e as demandas dos clientes.

Considerando os conceitos apresentados sobre Garantia e Controle de Qualidade de Software, avalie as afirmações a seguir.

I. A Garantia da Qualidade de Software busca prevenir defeitos por meio do monitoramento dos processos e não apenas identificar problemas após o desenvolvimento.

II. O Controle da Qualidade atua exclusivamente no planejamento do projeto, sem exercer influência durante a execução.

III. O uso de métricas, auditorias e revisões é fundamental tanto para a garantia quanto para o controle da qualidade.

IV. A aplicação de inspeções e testes apenas ao final do desenvolvimento é suficiente para garantir um software de qualidade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

QUESTÃO 5
Métricas são medidas quantitativas que tem como propósito a avaliação do objeto de medição, dando possibilidade ao engenheiro de software ou gerente de projeto ter maior entendimento da eficácia de algumas situações que ocorrem no processo de software e nos projetos executados. Sobre os conceitos de métrica assinale verdadeiro ou falso:

( ) Por meio de métricas é possível avaliar os riscos do processo medido.

Gestão da Qualidade

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