📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️
R$ 34,90 O preço original era: R$ 34,90.R$ 29,90O preço atual é: R$ 29,90.
Métodos de Pagamento:
QUESTÃO 1
A partir do ano de 1800, surge o Movimento Ginástico Europeu, composto por quatro escolas. Seus criadores foram médicos, pedagogos e militares, com o intuito de organizar a prática das atividades físicas, priorizando a valorização da saúde por meio da prática regular de exercícios físicos associados à transmissão de regras sociais extremamente patrióticos.
Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá: UniCesumar, 2018.
Diante do exposto, sobre as características das escolas que compõem esse movimento, analise as afirmativas a seguir:
I. Escola Alemã: surge no início do século XIX, sob a influência de Guts Muths – o pai da ginástica pedagógica. Ela visava a importância da fisiologia e da prática voltada a constituição de cada indivíduo, constituindo um fator fundamental da Ginástica na Alemanha.
II. Escola Sueca: integra a ideia de uma educação voltada para o desenvolvimento social, sendo necessários homens completos. Ele era orientada tanto para militares quanto para toda a população, no intuito de criar o “homem universal”.
III. Escola Francesa: o proponente desse método é Pehr Henrik Ling (1776-1839), que desenvolveu uma ginástica impregnada de nacionalismo e destinada a regenerar o povo, tornando os homens capazes de preservar a paz na França.
IV. Escola Inglesa: denominada de movimento esportivo inglês, pelo seu caráter competitivo, é um dos métodos mais conhecidos e difundidos mundialmente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III, apenas.
QUESTÃO 2
Para Santos (2001, p. 23), a Ginástica Geral (GPT) “é um campo bastante abrangente da ginástica, valendo-se de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, apresentados através de atividades livres e criativas, sempre fundamentadas em atividades ginásticas.
Fonte: SANTOS, José C. E. Ginástica geral: elaboração de coreografias, organização de festivais. Jundiaí, SP: Fontoura, 2001.
Assinale a alternativa que apresente uma das características mais marcantes da Ginástica Geral (GPT), que a diferencia das demais ginásticas reconhecidas pela FIG (Federação Internacional de Ginástica):
Alternativas
Alternativa 1 – A ausência de competição.
Alternativa 2 – A obrigatoriedade de uso de aparelhos.
Alternativa 3 – A falta de técnica na execução das séries.
Alternativa 4 – A obrigatoriedade de separação entre os sexos.
Alternativa 5 – A ausência de elementos corporais da ginástica nas apresentações.
QUESTÃO 3
A exemplo do futebol, que possui a Fédération Internacionale de Football Association (FIFA), ou como o voleibol, que também possui a Fédération Internacionale de Volleyball (FIVB), a ginástica também possui uma organização responsável denominada Fédération Internacionale de Gymnastique (FIG).
Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá: Unicesumar, 2018.
A partir do excerto anterior, assinale a alternativa que demonstre quais são os outros órgãos responsáveis pela ginástica, na realidade brasileira, para além da FIG:
Alternativas
Alternativa 1 – União Asiática de Ginástica, Confederação Japonesa de Ginástica, Federações Estaduais de Ginástica.
Alternativa 2 – União Africana de Ginástica, Confederação Americana de Ginástica, Federações Estaduais de Ginástica.
Alternativa 3 – União Europeia de Ginástica, Confederação Brasileira de Ginástica, Federação Paranaense de Ginástica.
Alternativa 4 – União Panamericana de Ginástica, Confederação Europeia de Ginástica, Federação Paulista de Ginástica.
Alternativa 5 – União Panamericana de Ginástica, Confederação Brasileira de Ginástica, Federações Estaduais de Ginástica.
QUESTÃO 4
Existem várias denominações dos padrões de movimento a partir de diferentes autores. No entanto, utilizaremos a proposta de Russel e Kinsman (1986 apud NUNOMURA; TSUKAMOTO, 2005). Para os autores, todos os movimentos realizados na Ginástica partem dos Padrões Básicos de Movimento (PBMs).
Fonte: NUNOMURA, M.; TSUKAMOTO, M. H. Fundamentos da ginástica artística. In: NUNOMURA, M.; NISTA-PICOLLO, V. L. (org). Compreendendo a Ginástica Artística. São Paulo: Phorte, 2005.
Um princípio mecânico de um dos PBMs, é a aplicação de força interna ou externa para produzir um deslocamento rápido do CG. Essa força deverá ser de magnitude suficiente, na direção desejada e aplicada a um corpo rígido.
Assinale a alternativa do PBM que corresponde a essa definição:
Alternativas
Alternativa 1 – Saltos.
Alternativa 2 – Balanços.
Alternativa 3 – Rotações.
Alternativa 4 – Aterrissagens.
Alternativa 5 – Deslocamentos.
Ainda está com dúvidas?
Entre nos grupos de estudo!
Nos siga nas redes sociais!
Satisfação Garantida
Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.
Análise Anti-Plágio
Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.
Repeito aos Prazos
Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.
Suporte Contínuo
Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.
Equipe Qualificada
Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.
© 2024 | Nota 10 Acad | Todos os Direitos Reservados.