📚 Volta às aulas com até 10% de desconto + 5% no PIX! 💎 + Cupom! 🏷️

Métodos de Pagamento:

Atividade 3 – HEPROD – Planejamento Estratégico – 53/2025

Categoria:

O preço original era: R$ 34,90.O preço atual é: R$ 29,90.

Métodos de Pagamento:

ATIVIDADE 3 – HEPROD – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – 53/2025

QUESTÃO 1
Vantagem competitiva é a identificação estruturada dos produtos ou serviços e dos mercados para os quais a empresa tem diferencial de atuação. Corresponde àquele algo mais que faz os clientes comprarem os produtos e serviços de determinada empresa em detrimento de outras.

OLIVEIRA, D.P.R de. Planejamento Estratégico: Conceitos Metodologia Práticas, 34ª edição. São Paulo: Atlas, 2018.

Sobre forças competitivas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A lógica por detrás do modelo das Cinco Forças de Porter é: quanto maiores as forças, maior será a limitação dos lucros que as empresas podem ter.

PORQUE

II. Quanto maiores as forças, as empresas encontrarão maior desafio em exercer livremente sua autonomia na definição de seus preços.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 2
OKR significa Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave, em português). É uma metodologia de definição de metas que ajuda as organizações a estabelecerem e alcançar objetivos de maneira transparente e mensurável.
Fonte: https://www.feedz.com.br/blog/okr/. Acesso em: 30 abr. 2024. (Adaptado)

Considerando o contexto acima, analise as asserções a seguir.

I. O método OKR possui algumas características práticas, incluindo o foco em resultados, simplicidade e a objetividade, além da flexibilidade.
PORQUE

II. A metodologia de gestão OKR, desenvolvida pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, não pode ser adaptada de acordo com as necessidades específicas de diferentes equipes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 3
Se uma empresa quiser ser eficaz no mercado, ela deve ter significativa vantagem competitiva. A vantagem competitiva de uma empresa pode ser resultado do ambiente onde ela opera, da situação geral da empresa, bem como da postura de atuação de sua alta administração.

OLIVEIRA, D.P.R de. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Práticas. 35ª ed. Barueri: Atlas, 2023.

Um dos indícios que uma empresa tem uma vantagem competitiva é que sua lucratividade é maior do que a média da lucratividade do setor.

PARDO, P.; PAIÃO, L.S. Planejamento Estratégico. Maringá – PR: Unicesumar, Reimpresso em 2023.

De acordo com essa figura e com os conhecimentos sobre criação de valor, analise as afirmativas a seguir:

I. A diferença entre o preço cobrado e o custo de produção pode ser entendido como o conceito de margem de lucro.

II. A empresa só consegue obter lucro se ela tiver uma vantagem competitiva.

III. A empresa não deve cobrar um preço por um produto idêntico ao valor percebido pelo cliente.

É correto o que se afirma:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.

QUESTÃO 4
O dono da empresa fictícia X Tech necessita de uma ferramenta que lhe ajude a entender como se expressa a competição no mercado e como a vantagem competitiva se estabelece. Qual ferramenta é a mais indicada?

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 – 5W2H.
Alternativa 2 – Matriz SWOT.
Alternativa 3 – Matriz ANSOFF
Alternativa 4 – Matriz BCG e SWOT.
Alternativa 5 – Modelo das 5 forças de Porter.

QUESTÃO 5
A análise SWOT é uma ferramenta que, a partir da análise do ambiente interno e externo da empresa, possibilita o diagnóstico e a análise de cenários que servem como referência para o planejamento estratégico de uma empresa e sua respectiva gestão.

KUAZAQUI, E. Planejamento Estratégico. Cengage Learning Brasil, 2015.

Qual dos seguintes elementos é considerado uma oportunidade na análise SWOT? Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 – Riscos internos.
Alternativa 2 – Ameaças externas.

☝️APONTE A CÂMERA AQUI!

Satisfação Garantida

Garantimos a sua nota e nos comprometemos em devolver o seu dinheiro caso não aprove o serviço prestado.

Análise Anti-Plágio

Antes da entrega, o seu trabalho passa por uma verificação Anti-Plágio para garantir a sua autenticidade.

Repeito aos Prazos

Asseguramos que o seu trabalho seja entregue no prazo acordado ou devolvemos o seu dinheiro.

Suporte Contínuo

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas, com suporte pré e pós compra via E-mail ou WhatsApp.

Equipe Qualificada

Contamos com uma equipe especializada e multidisciplinar pronta para atender a todas as suas demandas.

Confira o que nossos alunos dizem!

Atividades Relacionadas!